E a sua 1º conversa. Pode estar
até nervoso. Seguem 4 dicas:
A sua voz
é o que complementa todos os PowerPoint, se os houver. Você precisará
muito dela, em especial quando estiver com outros interlocutores, mesmo que
sejam seus colegas. Procure desenvolver uma boa projecção vocal e não
transpareça que tem uma voz insegura,
rouca ou baixa. Treine o seu discurso, a sua colocação de voz. Se pensar que tem
algum problema relacionado à voz,
procure ajuda de um fonólogos. Grave a sua apresentação, treine-a com outros,
com os seus colegas.
Sorrir ou cheesar é
essencial. É fundamental. Pelo facto de estar a sorrir mostra que está
verdadeiramente motivado para o que está a fazer, estar com o seu Cliente. Um
observador treinado descobre os sorrisos amarelos ou forçados. Se não é das
pessoas mais sorridentes, nem todos o são, antes de começar a conversa, pense em algo que o faça feliz…. assim
mostrar-se-á mais agradável à sua companhia.
O
início da conversa será com um seguro
(e vigoroso) “Bom dia!!!”. Esta é uma expressão conotada imediatamente com
educação e simpatia. Fazendo nós parte de uma cultura latina, já sabemos que o
uso de títulos, se os houver ou se as pessoas fizerem questão, devem ser
utilizados. Não estrague todo o seu esforço em conseguir a tal conversa com
este pequeno e importante pormenor. Uso o Dr, pelo menos no início.
Por
fim, cause uma boa última impressão. Faça a ponte para novas
conversas. Agradeça o tempo despendido, a oportunidade obtida, o importante que
foi poder apresentar a solução que tem em mãos e prepare o caminho para novas
conversas. Recapitule em voz alta o seu trabalho de casa e tente saber quando (e
com quem) poderá voltar a falar.
João Paulo
Marques
O tempo não
pára, não pare você também.