Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
sábado, 4 de outubro de 2014
Tips for life- #2
Há sempre uma onda melhor....mas ela virá mais tarde...será que vale a pena esperar? Talvez não.... ponha em prática as suas ideias e vá aprimorando-as
Mais tips
O bom é inimigo do óptimo...
Mais vale uma bacalhauzada agora do que duas daqui a um ano (Prof. Alfredo de Sousa)
Os meus pais...os pais dos amigos
Há alturas que revivemos os nossos pais. Quase como eles
estivessem vivos…ou viessem até nós vivos…mas não estão, só vieram em memórias.
Uma dessas situações é quando temos amigos, cujos pais já
eram amigos e faleceram. Aconteceu nesta semana . No meio da tristeza e da dor
que partilhava solitariamente comigo, lembrei-me dos meus pais….O meu amigo Hernâni e a Natividade, a sua mãe, a professora Natividade, amiga das
amigas da minha mãe, perderam o pai, o pai Hernani.
A lembrança que fui
tendo dos meus pais era também projectada em mim por alguns rostos familiares e por algumas conversas….”ah,
é o filho da Josefa”.
Dei por mim a lembrar-me dos meus pais…a lembrar-me dos meus
pais…a lembrar-me deles.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Sarapatel do Delícias de Gôa
Sarapatel é uma designação comum de diversas
iguarias preparadas com miudezas de porco, cabrito ou borrego. Nascido no Alto Alentejo, em Portugal, o Sarapatel
foi adaptado no Brasil e na culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado
Português da Índia.
Este prato chegou ao Brasil com os colonizadores. O nome
aparece pela primeira vez, em meados do séc. XVII, como “sarapetèl”, depois
“sarapatel” ou, como se diz em algumas regiões de Portugal, “sopa de sarapatel”
Para muitos teria vindo de Goa . Não parece ser uma boa aposta, apesar de
Goa ter pertencido ao império português. O provável é que lá tenha chegado por mãos europeias,
mais precisamente portuguesas.
O que resulta mesmo destas viagens do Sarapatel é o facto de ser feito em
várias latitudes . Ficamos assim com
vários “Sarapatéis”, fruto da cozinha ter sido desenvolvida por colonizadores e colonizados.
Basta provar os pratos destes vários “Sarapatéis” para ver que são sabores bem diferentes. Em
Goa, por ter ganho ingredientes próprios, além de quase nunca usar sangue,
ainda leva temperos da região – açafrão, canela, coentro, cominho, cravo,
gengibre e água de tamarindo, mais alho, cebolas picadas, pimenta malagueta e,
conforme o gosto, vinagre. Já a receita brasileira mantém-se (quase) fiel
com os mesmos cheiros e gostos
dos preparados em Portugal nos últimos 500 anos.
Na antiga Índia portuguesa este prato era, sobretudo, saboreado nas festividades
de Natal e Ano Novo.
Bom proveito…..e voltem sempre!!!!
sábado, 20 de setembro de 2014
My-Fans
#vouchers #cupons #experiências
A myfans é a nova plataforma de vouchers/cupons a funcionar em Portugal e no Brasil. Podem saber mais informação na nossa página de Facebook, https://www.facebook.com/myfansportugal, em www.my-fans.com ou pelo email portugal@my-fans.com. Faça like na nossa página e registe-se no nosso site. Seja um fã my-fans. Deixe-nos ser também seu FÃ
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
AS VENDAS E OS SERVIÇOS TÊM AROMAS . ESPERA-SE QUE SEJAM BONS
AS
VENDAS E OS SERVIÇOS TÊM AROMAS .
ESPERA-SE QUE SEJAM BONS
Os impostores são pássaros de voo curto…(espera-se).
Keywords:
serviço, vendas, promessa de valor, aromas, más experiênciasfrom QR Codes Kill Kittens |
Comprar, seja o que for, é um acto que carece de confiança.
A compra implica uma entrega de dinheiro. Cada um adquire o
que para ele representa a melhor escolha. Não que esta venha a ser a escolha correcta. Mas foi a escolha.
Nesse momento pareceu-nos a melhor ou a possível.
Para tentar obviar estes estes problemas e para ficarmos de
consciência, digamos que, tranquila, analisamos, comparamos, falamos com a nossa consciência, apelamos às
nossas emoções passadas, presentes e projectamo-las no futuro, olhamos para a
carteira, para a utilidade e funcionalidade…e tomamos uma decisão.
O que acontece? Uma de 4 soluções.
Compramos! Não compramos! Adiamos a compra! Compramos outro
produto!
Cada compra, podemos dizer, é um desafio novo. O que
queremos mesmo é que a nossa decisão seja a correcta. Não nos queremos enganar;
não queremos ser enganados.
Por esta razão, por muitas outras razões…suspeitas ou
insuspeitas, previsíveis, imprevisíveis, uma compra é como que uma promessa de valor. Quando fica
aquém do esperado, pode resultar numa péssima experiência. Uma imagem que fica retida no comprador (NÓS), sobre a empresa vendedora e sobre
o vendedor (os outros).
Independentemente do canal que venha ser
usado. O que pode resultar? Quebra de
confiança. Dificuldade em efectuar uma
nova compra. Dizermos que se trata de uma má experiência ou de um mau
fornecedor. Fornecedor que podemos passar a [deletar].
Uma marca que respeitamos, não falando das Apples ou BMW´s que
admiramos (talvez) pela sua capacidade de inovação e pela a aspiração que alguns dos seus produtos nos provocam, tem a
ver, repetindo-me, com a confiança que ela nos dá, muitas vezes superando as
nossas expectativas. Também a confiança é-nos transmitida quando, ao nosso
lado, vemos que o Fornecedor resolve o problema do Cliente…quando este último é
bem tratado … Imaginemo-nos num estabelecimento comercial, seja ele qual for,
e, ao nosso lado, vemos e assistimos a um péssimo serviço (independentemente de
termos sido ou não já servidos). Vontade para voltar? Talvez não exista.
Num mundo cada vez
mais plano (lembrei-me do
livro do Thomas Friedman), num
mercado cada vez mais conectado, com os negócios cada vez mais competitivos,
cada Pessoa, cada Empresa, cada Vendedor, pode ganhar um poder imenso. Uma boa experiência pode correr o mundo; uma
má experiência correrá bem mais depressa o mundo e com efeitos inesperados e
incontroláveis.
Explico o porquê deste texto? Tem a ver com o passado, com o
presente e com o futuro. O passado devido a algumas péssimas experiências. O presente por me ter sentido enganado num site de compra de vouchers. O futuro…para alertar alguns sobre o poder do bom serviço tudo o que ele significa e proporciona.
Pode ser por isso que tomamos café sempre no mesmo estabelecimento;
que almoçamos quase sempre no mesmo restaurante; que compramos o jornal sempre
no mesmo quiosque.
Para aqueles que andam mais familiarizados com os termos
financeiros, falo-lhes do VALS (valor actualizado líquido do serviço)….ou do
aromaserviço…o aroma do bom serviço.
Remato com: quem quer que você seja, quanto dinheiro tenha, que carro
conduza, a quantidade de followers ou likes que apresente nas medias socias, não se esqueça de que a qualidade
de um bom serviço e as boas maneiras que coloca nos seus relacionamentos , são
sempre valores apreciados e que não se esquecem. Caso o seu comportamento passe
por defraudar os Clientes, os seus Colegas ou os seus Funcionários, pode ter
muito de tudo…mas o tapete da entrada do seu negócio não vai ser usado.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
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@joaodavespa @joaobeasii
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