terça-feira, 20 de outubro de 2015

Comportamentos nas medias sociais #1

Comportamentos nas Medias Sociais

Ligou o PC


                                                                       “Tempo de decisão poupado, é tempo de ação ganho.” (Gerald Michaelson)

Muitas vezes interrogam-nos se nas medias sociais devemos seguir quem nos segue. Claro que não, não devemos. Não devemos, todavia, deixar de saber quem o faz.
Mas quando falamos de partilha de conteúdos (escritos ou não por nós) teremos de ter um comportamento diferente. Quem segue e partilha o que escrevemos é porque gosta e valoriza os nossos escritos. Quando este anónimo  faz a partilha,  está  endossar-nos junto da sua comunidade.  Se passarmos a “seguir” esses nossos “endossadores” (não gosto da palavra), iremos valorizar a nossa reputação e a deles..
Claro que o trabalho de entrar em contacto com todos estes followers demora tempo (tudo demora tempo!!!). Se não tem tempo para esta actividade, o facto de os seguir, de fazer like, de retwittar o que escrevem, reflete já um agradecimento, mesmo que tácito

Um critério de avaliação que  parece ser aceite nestas novas métricas é: quantos mais followers no twiiter, quando maior for a sua rede no linkedin, mais seguidores tiver no seu facebook e blog e leituras neste, mais poderosa será a sua presença no digital, mais possibilidade tem de intervir nas suas causas profissionais e sociais, mais pessoas estarão atentas a si. 
Outra coisa parece ser certa: Quanto melhor forem os nossos conteúdos no meio de tantos outros, mais possibilidade teremos que os mesmos sejam lidos.

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa 

Life is better with a Vespa # 71


Mrs Peel and Mr Steed


The Mr Steed giving style to Vespa / Mr Steed a dar estilo à Vespa

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Faça o check-in do seu negócio - Tenha uma morada

Os negócios não são uma road to nowhere (oiçam os Talking Heads aqui...)
Se tem um negócio, sobretudo uma loja física, seja ela qual for, o facto de colocar a sua localização – morada, telefone, email….- na sua página de Facebook e outras medias pode melhorar o seu engagement e aumentar o seu negócio. Se tem alguém que faça este trabalho por si, diga-lhe para colocar esta info.
Este dado quase se pode dizer que é o check-in do seu negócio.

O mercado suspeita de lojas / estabelecimentos que não estão geolocalizadas, de profissionais, sobretudo liberais,  que não aparecem, de informações incompletas ou dúbias. O mercado também gosta, e parece que cada vez mais, de vasculhar o perfil profissional dos profissionais que vai contactar, mesmo antes de contratar. Em caso de dúvida quem acha que será escolhido...um profissional que apresenta uma descrição básica e sumária do que fez...ou um que a tenha completa. Claro que também ao olharmos para alguém que fez muita coisa e faz muita coisa nos leva a perguntar: será que é tudo verdade? será que ele esteve mesmo envolvido de forma séria em tudo isto? será que vai ter tempo para nós?
O mercado exige transparência. Tenha isso em mente.
Esta informação que transmite ao mercado tem custo ZERO.

Life is better with a Vespa #70

Escolhas

domingo, 18 de outubro de 2015

Tips for life - #128

More designers should share space, share resources. Sort of an upscale communism APRIL GREIMAN

Faça [find] da palavra designers e execute [replace] com profissionais .

Cada vez mais o sharing faz parte da nossa economia, do nosso dia-a-dia, do viver com os pés na terra, sabendo que os tempos em que pensávamos que as vacas eram gordas era apenas uma disneylada.

Veja-se as plataformas de crowdfunding, crowdsourcing & crowdwhatever... 





"LAST night 40,000 people rented accommodation from a service that offers 250,000 rooms in 30,000 cities in 192 countries. They chose their rooms and paid for everything online. But their beds were provided by private individuals, rather than a hotel chain. Hosts and guests were matched up by Airbnb, a firm based in San Francisco. Since its launch in 2008 more than 4m people have used it—2.5m of them in 2012 alone. It is the most prominent example of a huge new “sharing economy”, in which people rent beds, cars, boats and other assets directly from each other, co-ordinated via the internet (from the economist - On the internet, everything is for hire, Mar 9th 2013)"

Sharing no passado

The world is better with a Vespa - # 69


sábado, 17 de outubro de 2015

Tips for Life - #127


The time it takes to make a decision increases as the number of alternatives increases. Hick’s Law



Estudos dizem-nos que temos dificuldade em hierarquizar listas com mais de 7 hipóteses. Este dificuldade é ainda acentuada quando essa lista, por si só, está baralhada. Falo de menus de restaurantes, onde os pratos de peixe podem aparecer misturados com os de carne. Se anda por cima não estiver feita  uma hierarquização por preços, geram-se dificuldades em que uma escolha seja efectuada. O Cliente sente-se baralhado.

Há uma experiência feita numa mercearia com compotas. Quando são expostas poucas compotas, os Clientes  compram. Experimentam e compram. Quando são expostas 20, 30…ou mais….o número de experimentos é gigante. Já o número de compras é reduzidíssimo, inferior ao primeiro experimento. Conclui-se que os Clientes ficam confusos com tanta oferta e não conseguem decidir-se qual a compota a levar.

PS: A escolha do Homer dever ser apenas definir se leva e come 10 ou 20