segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Nuno Gomes e Cabo Verde



"Nuno Gomes, antigo jogador do Benfica e internacional português, atualmente a desempenhar as funções de diretor-geral do Caixa Futebol Campus, liderou uma comitiva encarnada que trouxe dezenas de pares de chuteiras às crianças do Porto Mosquito (Ribeira Grande de Santiago).

Trata-se de uma iniciativa da Fundação do Benfica, que “decidiu realizar os sonhos de muitos jovens desta aldeia da ilha de Santiago, em Cabo Verde”.

“Ao saber que não tinham chuteiras e que jogavam descalços ou apenas com um sapato, porque não tinham suficientes para todos, foi mobilizado uma iniciativa para resolver esta situação”, escreve o jornal A Bola na sua edição de hoje.

No entanto, quando já tinham entregado as chuteiras aconteceu algo curioso, revela o jornal, visto que chegaram mais uma dezena de crianças e aqueles que tinham recebido as chuteiras decidiram dar um dos sapatos aos seus amigos.

As reações, espontâneas consideradas espontâneas destas crianças motivaram o envio, mais tarde, não só de novos pares de botas para todos, como também equipamentos."

Com pouco faz-se muito...uma história que emociona

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

2016

Há muita coisa para fazer em 2016...muitas delas só não as fez porque andou distraído...


terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Banife-se (ou o meu depósito de 1000 euros que ardeu)


Banife-se (ou o meu depósito de 1000 euros que ardeu)
Caso de polícia ...

Perdi o meu depósito de 1.000 euros no BANIF. Na verdade nunca o tive. Vamos pensar que eu era possuidor de 1000 euros em bitcoin no BANif…deixem-me explicar

O Banco, o Banif, foi intervencionado em “O Banif foi recapitalizado pelo Estado a 31 de Dezembro de 2012, com recurso a capitais públicos no valor de 1100 milhões de euros, ficando o Estado com uma posição de 61% no banco. “ …parece que à data de Dezembro de 2015 totaliza “ intervenção do Estado no Banif totaliza, para já, custos 2.930 milhões de euros e António Costa garantiu neste domingo à noite que os gastos com a instituição não irão além daquela valor.  O primeiro-ministro admite mesmo que possa haver recuperação de parte desses custos.”



Quem já fez as contas diz que, para já, cada português tem / teve que arcar com 1000 euros……

Na verdade o que interessa é que se sucedem vários casos na nossa Banca. BPN, BPP, BES, BANIF….e ninguém consegue precaver estes escândalos…estas percas…estas desconfianças…esta má gestão….gestão que também é da responsabilidade do Banco de Portugal. Pergunta-se, pergunto, o que eles andam lá a fazer....


A vida Plug and Play (ou como passar a ideia de tornar a gestão mais fácil) e alguns


A vida Plug and Play (ou como passar a ideia de tornar a gestão mais fácil)


Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.Clarice Lispector

A simplicidade é o último grau de sofisticação.



Keywords: KISS, simplicidade, teasers, vendas, gestão



“A simplicidade é o resultado da experiência prática, da maturidade dos gestores e do discernimento sobre o que é essencial para o sucesso dos negócios.” Ao que eu acrescento, um certo dom ou intuição para perceber que o caminho é o certo ou o errado.



Lembro-me que no meu curso de gestão. Numa das cadeiras falávamos do KISS. Um acrónimo que tem sido fácil de decorar, nem sempre de usar. Pode ser lido assim, “Keep it simple, stupid"…ou assim, “Keep it simply stupid”. Como várias leituras, idem da bíblia, uma vírgula (ou a ausência da mesma), faz muita diferença. Mas andemos…

Há quem defina a Complexidade como:

“A complexidade é o subproduto cumulativo de grandes e pequenas mudanças organizacionais que, no decorrer dos anos, complicam (muitas vezes de modo imperceptível) a maneira como o trabalho é feito.  As suas causas tendem a cair numa de quatro categorias: mitose estrutural, proliferação de produtos, evolução de processos e hábitos gestão.”



Mas o que andamos nesta prosa à procura é da simplificação: http://mexxer.pt/7-estrategias-simplificar-organizacoes/ ….gosto, particularmente, do Limpar o Mato (tem muito que se lhe diga). É algo que convém fazer de vez em quando…

Há, também, vários profissionais que usam e abusam de palavras complicadas, daquelas que são difíceis de escrever e dizer… Tenha em mente que nem todos os seus interlocutores são tão eloquentes como você….

Lembro-me agora das minhas visitas em trabalho à sede do PCP. Trabalho, não trabalho político….o facto de nenhum do  meus Clientes (e amigos) usar gravata por lá fez, rapidamente, que eu deixasse a minha no carro.  Mais tarde comecei a deixá-la em casa…abençoado PCP. Ou seja, simplifiquei, neste caso do PCP, o meu trato com eles.

Muita da simplicidade que é transmitida tem a ver com o discurso do emissor, a capacidade deste se ajustar ou não ao receptor. E como a vida é feita de palavras, e a gestão faz parte da vida, seguem alguns teasers / expressões para facilitar a vida.

Intuitivo
Simplicidade em si mesmo
Tudo o que tem que fazer é
Sem dores de cabeça
Um toque e..já está
Seguro e simples
Simples
Já está
É só encaixar
Fácil de usar
Extraordinariamente simples
Em poucos segundos
Manutenção reduzida
Piece of cake
Não pode ser mais fácil
Manutenção inexistente
Pra bebés
Instruções em português e vídeo no youtube
Fácil montar
Fácil de entender
Vídeo exemplificativo
Em um passo
Num só passo
Ainda mais simples
Rápido
Sem dores de cabeça
Simplificado
Rápido e fácil
Sem esforço
Não pode ser mais fácil
Excelente para começar
Automático
Fácil de entender



A utilização destas palavras (feitas de ideias feitas) tornará o seu processo de aproximação ao Cliente, de venda, de social selling mais simples, menos equivocado, mais assertivo.

Noto, lembro e relembro a utilização de certas muletas nos discursos, nas conversas…. Estas podem ser / são uma pura perda de tempo, uma confirmação de que o Vendedor não está seguro do que faz…a repetida utilização do “tás a perceber”, do “portanto” e do “portantos”(muito comum), o recontar por palavras iguais o que foi dito anteriormente….é um modo de complicar, de causar distração…enfado...

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com; @joaodavespa

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Palavras que podem ajudar a vender


“Não é a empresa que define o mercado. É o cliente.” (Peter Drucker)

Keywords: Vendas, Palavras, Ideias, Serviço ao Cliente

Cada vez mais o Serviço ao Cliente é um factor de extrema importância na hora da decisão, da escolha.

Li algures que os peixes de aquário têm uma memória de 7segundos. De 7s em 7s fazem reset.  Sorte, azar…depende. Sorte, porque se esquecem das coisas más; azar, porque se esquecem das coisas boas, de nós. Enfim, nada é perfeito. Como nós também não o somos.  Pegando no conceito dos peixinhos, nós somos bombardeados com vários estímulos, muitos deles simultaneamente e, em alguns casos, dissimulados.  Estas múltiplas propostas de “product placement” reforçam a necessidade de escolhermos bem as palavras quando falamos com os Clientes.


Falo, sobretudo, no que diz respeito ao contacto com o Cliente. Há muitos serviços que não migraram (ainda) para o digital. Mas mesmo os que viverem este advento, têm que se preocupar com o Cliente. É facílimo um Cliente ou Prospect mudar de plataforma…. Para terem mais certezas,  vejam como o dinheiro muda de banco, de praça, de país…

Uma boa qualidade no serviço passa, muitas vezes, pelo uso de palavras ajustadas e apropriadas, que facilitem e expliquem, que criem harmonia e empatia….

Seguem um conjunto de palavras / expressões /ideias :
Útil
Entrega à porta
Instalação grátis
Ajuda
A nossa experiência
Montagem grátis
Permite
Fazemos esse serviço para si
Entrega grátis
Facilita
24/7/365
Clarificamos
Permite
Conselho pessoal
Garantimos
Leva-o
Conselho profissional
Quanto e quanto
Resolve
Poupa tempo
O nosso método
Implementa
Como você quiser
Os nossos Clientes
A nossa experiência ao seu dispor
Até à sua porta
Faremos, claro, um esfoço
A nossa sugestão
Até à sua casa
Esforçamo-nos
Fazemos isso para si
A nossa opinião profissional
Quer  falar com o nosso departamento…
Vamos até si
A nossa opinião pessoal
Quer falar com algum dos nossos Clientes…


Felizmente o idioma português, com e sem acordo ortográfico, é vasto em hipóteses a utilizar. Basta, para que tudo corra bem, bom senso, formação e empatia. Dois destes atributos são apenas ou quase da nossa responsabilidade.



João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://jpmarques.blogspot.com

@joaodavespa

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

WHEN THINGS GO WRONG (and they go)

WHEN THINGS GO WRONG (and they go)



A protocol for moving forward:

0. Double check the work to make sure that there are no other problems within it.

1. Alert the relevant parties.

2. Take responsibility for what went wrong. This doesn’t mean that you intentionally did it wrong, or that doing it right was part of your job description. It means that you know something went wrong, you’re unhappy about it, and you accept responsibility for letting it get by you and you accept responsibility for making sure it won’t happen again.

 3. Apologize. Not because it’s your fault, but because the incident cost other people time or money or upset them, and you’re sorry that they have to deal with that.

4. Come up with a plan to ameliorate the impact of the problem. If you can’t come up with a plan, say so and ask for suggestions.

5. Come up with a plan to avoid the problem in the future.

6. Gather feedback.

7. Thank everyone for their patience and goodwill.

Either that, or you could hide, dissemble, blame, shuffle along, scowl, depersonalize and then move on.

By me

Move on is undoubtedly one of the steps. Holding on to projects or ideas that do not progress is a waste of time ... and time is what we lack in

 Move on but this is not necessarily a final and definitive abandonment of projects ... Some projects can be taken up.


They can be picked up with another team, at another point in time, with a (new) partnership or technology ....