domingo, 2 de dezembro de 2018

IFRRU – O QUE É



IFRRU – O QUE É

O que quer dizer IFRRU? 

 Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas.

É destinado a apoiar o investimento em reabilitação urbana com o objectivo de contribuir para a revitalização dos centros urbanos em todo o território nacional, através da promoção da habitação, fixando a população e atraindo novos residentes, e tem também em vista a expansão das actividades económicas, criadoras de emprego e de riqueza.

Agora que já sabe o que quer dizer, apresentamos o léxico que necessita de saber para se inteirar sobre este Aviso / Apoio.

Glossário

»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
Plano estratégico de desenvolvimento urbano sustentável  
»
»
»
»
»
              

Se quiser saber mais, fale conosco.

João Paulo Marques


sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego

JPM Consultores



Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego


O PAECPE tem como principal objetivo apoiar o empreendedorismo e a criação de empresas de pequena dimensão que originem a criação de emprego e contribuam para a dinamização das economias locais. Esta pode ser uma ferramenta essencial para a criação de uma nova empresa no surgimento de uma oportunidade de negócio.
Esta é uma medida no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego, que consiste na atribuição de apoios a projetos de criação de empresas de pequena dimensão com fins lucrativos, incluindo cooperativas, através do acesso a linhas de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro concedido por instituições bancárias.

Destinatários
Inscritos nos centros de emprego ou centros de emprego e formação profissional, numa das seguintes condições:
·         Desempregados inscritos há 9 meses ou menos, em situação de desemprego involuntário ou inscritos há mais de 9 meses, independentemente do motivo da inscrição;
·         Jovens à procura do 1.º emprego com idade entre os 18 e os 35 anos, inclusive, com o mínimo do ensino secundário completam ou nível 3 de qualificação ou a frequentar um processo de qualificação conducente à obtenção desse nível de ensino ou qualificação, e que não tenha tido contrato de trabalho sem termo;
·         Nunca tenham exercido atividade profissional por conta de outrem ou por conta própria;
·         Trabalhadores independentes cujo rendimento médio mensal, no último ano de atividade, seja inferior à retribuição mínima mensal garantida.



Apoios
O crédito ao investimento é concedido por instituições bancárias, através de 2 linhas de crédito, e beneficia de garantia, no quadro do sistema de garantia mútua, e de bonificação de taxa de juro.


Os créditos a conceder, no âmbito do Invest+, têm como limites 95% do investimento total e 50.000€ por posto de trabalho criado a tempo completo.

Condições de atribuição dos apoios
·         promotor do projeto de criação de empresa deve ter pelo menos 18 anos de idade à data do pedido de financiamento, e não ter registo de incidentes não justificados no sistema bancário;

·         Pelo menos metade dos promotores têm de, cumulativamente, ser destinatários do programa, criar o respetivo posto de trabalho a tempo inteiro e possuir conjuntamente mais de 50% do capital social e dos direitos de voto;

·         O projeto de criação de empresa na sua fase de investimento e criação de postos de trabalho não pode envolver:

·         A criação de mais de 10 postos de trabalho;

·         Um investimento total superior a €200.000, considerando-se para o efeito as despesas em capital fixo corpóreo e incorpóreo, juros durante a fase do investimento e fundo de maneio.

·         O projeto deve apresentar viabilidade económico-financeira;

·         A realização do investimento e a criação dos postos de trabalho devem estar concluídas no prazo de um ano a contar da data da disponibilização do crédito.


  Para mais informações sobre este texto ou sobre o Portugal 2020, fale conosco:
    João Paulo Marques
j   joao@jpmconsultores.pt / joaodavespa@gmail.com


sábado, 27 de outubro de 2018

RETOMANDO CONTACTO

Há que alimentar as amizades

RETOMANDO CONTACTO
 
 

 

                     

 

O tempo é muitas vezes inimigo das amizades (ponto) Há também “amigos” que só nos ligam para saber algo (outro ponto) Após esta introdução…vamos à prosa.

Muitas vezes precisamos de favores pessoais e/ou profissionais. Vou “prosar” sobre este último.

De vez em quando, sobretudo na área comercial, precisamos de um favor muito específico: saber quem é quem nas organizações, quem decide, que Empresa / Profissional nos pode desenvolver alguma solução ou safar de algum problema, para citar alguns.

Sabemos quem o pode fazer. Mas surge um problema: não falamos com esse amigo faz muito tempo.  Pode assim parecer estranho reiniciarmos o relacionamento com um pedido seco e directo.

Para não sermos tão bruscos ou indelicados pense na seguinte abordagem:

·         No assunto escreva: Retomando o contacto

·         No corpo de email reconheça, num primeiro parágrafo, que não têm falado.

·         Num segundo parágrafo actualize o seu interlocutor sobre o que anda a fazer profissionalmente.

Está assim criado o enquadramento para o seu pedido.

Escreva agora o que pretende. Se conseguir suavizar o pedido escrevendo algo como: “ Como sempre, deves andar com bastante trabalho, no entanto, se conseguires olhar para o que te peço em seguida, seria uma ajuda inestimável. Agradeço-te antecipadamente o teu tempo”. Neste pedido seja claro no que pretende, como claro seja também na explicação do que anda a fazer profissionalmente.

A utilização da palavra tempo refere e reconhece o que muitos dos profissionais têm falta.

A vida profissional (e não só) carece de um comportamento  que é chamado, mas muitas vezes esquecido de, “dar e receber”. Finalize o seu pedido  com algo como: “ Se de alguma maneira te puder ser útil, por favor, pede”.

 
 

 
 
 
 
 
JPM Consultores
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Networking pode ser uma boa opção


Networking 


Networking pode ser uma boa opção

“El networking es una parte esencial en la construcción de la riqueza.” (Armstrong Williams)

A actividade de Networking, que não é a mesma coisa que cusquice, é algo que os portugueses não estão habitados a fazer. Parece também que não gostam de a fazer.

Mas o Networking pode ser importante, mesmo vital, para a sua carreira. Acrescento que esta actividade requer um esforço mental e físico que o pode esgotar.

Imagine-se num evento, numa conferência, num happy hour profissional. Este momento pode ser uma actividade esgotante (não falo da actividade esgotante de comer croquetes).

Quando perceber que vai actividades acima referidas, considere fazer-se acompanhar por um colega. Escolha, se possível, um mais expansivo que você. Assim podem ambos dividir os prospects e conquistá-los. Desenhe um plano a definir quem vai falar com quem e, no final, compilem os dados.

Nestes eventos não se esqueça dos seus cartões profissionais e do posterior follow-up. Tenha presente que Nestes acontecimentos os participantes estão dispostos a serem interpelados.

É também importante para o sucesso da tarefa de Networking que a informação profissional na blogosfera esteja sempre actualizada.

Finalizo com o LinkedIN. Uma  ferramenta indispensável para a carreira profissional e para Networking. Recentemente desenvolveu uma ferramenta, digamos que um LinkTinder. Passo a explicar. Abra o LinkedIN no telemóvel; vá à minha rede; depois veja “na sua área”, fica no topo do ecrã. Carregue e verá os linkedianos que estão na sua área. Simples…pode encontrar assim aquele profissional que você sempre quis conhecer e que está no mesmo evento.

Nota: Para saber um pouco mais de Networking.  Dicas, comportamentos e expectativas


JPM Consultores  - Junto Podemos Mais
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.


sábado, 29 de setembro de 2018

Para criar empatia com a sua audiência, conte histórias


Para criar empatia com a sua audiência, conte histórias
“É muito mais difícil medir o não desempenho do que o desempenho.”, Harold Geneen

Todos nós temos histórias pessoais. Todos os que dão palestras, aulas, interagem com público ouvinte, vão tendo peripécias.

O facto de um palestrante contar uma história ou dividir uma anedota faz dele mais um de todos. Fá-lo chegar “à terra”. É uma oportunidade de ouro para se conectar com o seu público (e não mostrar falta de profissionalismo).  As histórias que revelam as angústias ou contam as lutas havidas para chegar a um determinado objectivo, costumam ser inspiradoras.

Para construir histórias inspiradoras pense na sua vida e na dos que o rodeiam. Pense nos substantivos que o rodeiam.  Falo de pessoas, lugares, acontecimentos, experiências…

O trabalho de elaborar histórias ou registar piadas pode ser uma das suas pré-tarefas para as suas palestras ou apresentações. Catalogue-as por público, humor, moral ou imoral…e use-as nas suas palestras, reuniões…quando lhe for pedido que exponha um tema…e divida-a com o seu público.

Uma boa história ou anedota é mais um meio do seu público se lembrar de si, de o associar ao tema de que falou.

Divido estas duas com os leitores. Uma que nos é próxima, a Sopa da Pedra

A outra é apenas baseada no hábito. É uma história que ouvi sobre um homem muito forte. Ele passeava-se habitualmente com uma vaca às costas. Todos os seus conterrâneos o admiravam e perguntavam-se como ele era capaz de tal feito. Um deles, um dia, tomou coragem e perguntou-lhe..."como és capaz de pegar as vacas aos ombros?”
A resposta foi: "Pego-as desde que são bezerros".


JPM Consultores  -Juntos Podemos Mais
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.

domingo, 16 de setembro de 2018

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS - SETEMBRO

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS - SETEMBRO


No âmbito das medidas de incentivos à contratação do IEFP para 2018 foi publicada a data de candidatura para os Estágios Profissionais. 

Estágios Profissionais

Estágios com a duração de 9 meses, não prorrogáveis, tendo em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados.

PROMOTORES
Pessoas singulares ou coletivas, de natureza jurídica privada, com ou sem fins lucrativos.

DESTINATÁRIOS
Desempregados inscritos nos serviços de emprego que reúnam uma das seguintes condições:

·         Jovens com idade entre os 18 e os 30 anos, inclusive, e com uma qualificação de nível 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ)

·         Com idade superior a 30 e menor ou igual a 45 anos, que se encontrem desempregadas há mais de 12 meses, desde que tenham obtido há menos de três anos uma qualificação de nível 3 ou superior ou com uma qualificação de nível 2 desde que se encontrem inscritos em Centro Qualifica

·         Com idade superior a 45 anos que se encontrem desempregadas há mais de 12 meses, detentores de uma qualificação de nível 3 ou superior ou de uma qualificação de nível 2 desde que se encontrem inscritos em Centro Qualifica

·         Pessoas com deficiência e incapacidade

·         Pessoas que integrem família monoparental

·         Pessoas cujos cônjuges ou pessoas com quem vivam em união de facto se encontrem igualmente inscritos como desempregados no IEFP

·         Vítimas de violência doméstica

·         Refugiados

·         Ex-reclusos e aqueles que cumpram ou tenham cumprido penas ou medidas judiciais não privativas de liberdade e estejam em condições de se inserirem na vida ativa

·         Toxicodependentes em processo de recuperação

APOIOS AOS ESTAGIÁRIOS
Bolsa de estágio, com os seguintes valores:

·         Nível 3: € 514,68
 Nível 4: € 557,57
  Nível 5: € 600,46
  Nível 6: € 707,69
  Nível 7: € 729,13
   Nível 8: € 750,58

Refeição ou subsídio de alimentação
Seguro de acidentes de trabalho


APOIOS ÀS ENTIDADES PROMOTORAS

A comparticipação financeira do IEFP é baseada na modalidade de custos unitários, por mês e por estágio, nos seguintes termos:

A comparticipação financeira do IEFP é baseada na modalidade de custos unitários, por mês e por estágio, nos seguintes termos:

·        Bolsa de estágio

o    Comparticipação de 80% nas seguintes situações:

§  Quando a entidade promotora é pessoa coletiva de natureza privada sem fins lucrativos

§  Estágios enquadrados no âmbito do regime especial de interesse estratégico

§  No primeiro estágio desenvolvido por entidade promotora com 10 ou menos trabalhadores, referente à primeira candidatura à medida e desde que não tenha já obtido condições de apoio mais favoráveis noutro estágio financiado pelo IEFP

o    Comparticipação de 65% nas restantes situações

·         Alimentação, no valor fixado para os trabalhadores que exercem funções públicas: € 4,77/dia

·         Prémio do seguro de acidentes de trabalho: 3,296% IAS = € 14,14
·         Transporte de estagiário na situação de estagiário ser pessoa com deficiência e incapacidade: 10% IAS = € 42,89

PRÉMIO AO EMPREGO
Caso seja celebrado com o estagiário um contrato de trabalho sem termo, no prazo máximo de 20 dias úteis a contar da data de conclusão do estágio, é concedido à entidade promotora um prémio ao emprego no valor de 2 vezes a retribuição base mensal nele prevista, até ao limite de 5 vezes o valor do IAS.

DATA DE CANDIDATURAS
Período – 1 de setembro a 1 de outubro de 2018



Para mais informação, fale conosco:
João Paulo Marques
JPM Consultores Associados – Juntos Podemos Mais
+351 967 156 803

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O que levou ao rápido crescimento do que se chama Proptech 1.0


O que levou ao rápido crescimento do que se chama Proptech 1.0

Este estágio e o respectivo acrónimo apareceram em 2007, ano anterior à crise de 2008

Drivers: Crescimento do rendimento da classe média e a introdução de smartphones no dia-a-dia  renda 
Desafios: O público vivia ainda, preferencialmente, em canais off-line

O crescimento da população da classe média e o seu rendimento disponível criaram procura no sector imobiliário. Outro factor importante foi a adopção de smartphones e a acessibilidade  internet (tudo começou a ser procurado em tablets e smartphones, idem a busca de propriedades). Note que o Chrome apareceu em 2008; o Yahoo em 2004; o Bing em 2009).

A tecnologia começa a entrar neste sector. No entanto podemos dizer que ainda o modo tradicional de fazer negócios ainda é prática corrente.

O primeiro passo começa pelo aparecimento de listagens de imóveis produzidas pelas primeiras startups que actuam neste mercado. O inventário começa a ser digitalizado e os operadores tradicionais começam a prestar atenção às preferências dos Consumidores.

Outro factor curioso (ou não) mostra-nos que as startups que apareceram neste sector começam a ter uma maior tração em mercados com níveis de confiança institucional e de serviços mais reduzidos.  

Estas empresas começam a ganhar o Cliente às empresas tradicionais por oferecerem um serviço de maior qualidade, mais rápido e, talvez, mais barato.

Estas  startups têm o potencial para dominar o mercado. Uma boa parte do esfoço destas é convencer os corretores e operadores de mercado a desviarem gastos de marketing dos canais off-line para listagens on-line.

Esta mudança de paradigma no sector do Real Estate é suportado pela chegada ao mercado de uma geração crescente de compradores que recorrem cada vez mais à internet (e aos smartphones).


JPM Consultores Associados
Nota: Baseado em alguns estudos sobre Proptech