sábado, 29 de setembro de 2018

Para criar empatia com a sua audiência, conte histórias


Para criar empatia com a sua audiência, conte histórias
“É muito mais difícil medir o não desempenho do que o desempenho.”, Harold Geneen

Todos nós temos histórias pessoais. Todos os que dão palestras, aulas, interagem com público ouvinte, vão tendo peripécias.

O facto de um palestrante contar uma história ou dividir uma anedota faz dele mais um de todos. Fá-lo chegar “à terra”. É uma oportunidade de ouro para se conectar com o seu público (e não mostrar falta de profissionalismo).  As histórias que revelam as angústias ou contam as lutas havidas para chegar a um determinado objectivo, costumam ser inspiradoras.

Para construir histórias inspiradoras pense na sua vida e na dos que o rodeiam. Pense nos substantivos que o rodeiam.  Falo de pessoas, lugares, acontecimentos, experiências…

O trabalho de elaborar histórias ou registar piadas pode ser uma das suas pré-tarefas para as suas palestras ou apresentações. Catalogue-as por público, humor, moral ou imoral…e use-as nas suas palestras, reuniões…quando lhe for pedido que exponha um tema…e divida-a com o seu público.

Uma boa história ou anedota é mais um meio do seu público se lembrar de si, de o associar ao tema de que falou.

Divido estas duas com os leitores. Uma que nos é próxima, a Sopa da Pedra

A outra é apenas baseada no hábito. É uma história que ouvi sobre um homem muito forte. Ele passeava-se habitualmente com uma vaca às costas. Todos os seus conterrâneos o admiravam e perguntavam-se como ele era capaz de tal feito. Um deles, um dia, tomou coragem e perguntou-lhe..."como és capaz de pegar as vacas aos ombros?”
A resposta foi: "Pego-as desde que são bezerros".


JPM Consultores  -Juntos Podemos Mais
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.

domingo, 16 de setembro de 2018

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS - SETEMBRO

ESTÁGIOS PROFISSIONAIS - SETEMBRO


No âmbito das medidas de incentivos à contratação do IEFP para 2018 foi publicada a data de candidatura para os Estágios Profissionais. 

Estágios Profissionais

Estágios com a duração de 9 meses, não prorrogáveis, tendo em vista promover a inserção de jovens no mercado de trabalho ou a reconversão profissional de desempregados.

PROMOTORES
Pessoas singulares ou coletivas, de natureza jurídica privada, com ou sem fins lucrativos.

DESTINATÁRIOS
Desempregados inscritos nos serviços de emprego que reúnam uma das seguintes condições:

·         Jovens com idade entre os 18 e os 30 anos, inclusive, e com uma qualificação de nível 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ)

·         Com idade superior a 30 e menor ou igual a 45 anos, que se encontrem desempregadas há mais de 12 meses, desde que tenham obtido há menos de três anos uma qualificação de nível 3 ou superior ou com uma qualificação de nível 2 desde que se encontrem inscritos em Centro Qualifica

·         Com idade superior a 45 anos que se encontrem desempregadas há mais de 12 meses, detentores de uma qualificação de nível 3 ou superior ou de uma qualificação de nível 2 desde que se encontrem inscritos em Centro Qualifica

·         Pessoas com deficiência e incapacidade

·         Pessoas que integrem família monoparental

·         Pessoas cujos cônjuges ou pessoas com quem vivam em união de facto se encontrem igualmente inscritos como desempregados no IEFP

·         Vítimas de violência doméstica

·         Refugiados

·         Ex-reclusos e aqueles que cumpram ou tenham cumprido penas ou medidas judiciais não privativas de liberdade e estejam em condições de se inserirem na vida ativa

·         Toxicodependentes em processo de recuperação

APOIOS AOS ESTAGIÁRIOS
Bolsa de estágio, com os seguintes valores:

·         Nível 3: € 514,68
 Nível 4: € 557,57
  Nível 5: € 600,46
  Nível 6: € 707,69
  Nível 7: € 729,13
   Nível 8: € 750,58

Refeição ou subsídio de alimentação
Seguro de acidentes de trabalho


APOIOS ÀS ENTIDADES PROMOTORAS

A comparticipação financeira do IEFP é baseada na modalidade de custos unitários, por mês e por estágio, nos seguintes termos:

A comparticipação financeira do IEFP é baseada na modalidade de custos unitários, por mês e por estágio, nos seguintes termos:

·        Bolsa de estágio

o    Comparticipação de 80% nas seguintes situações:

§  Quando a entidade promotora é pessoa coletiva de natureza privada sem fins lucrativos

§  Estágios enquadrados no âmbito do regime especial de interesse estratégico

§  No primeiro estágio desenvolvido por entidade promotora com 10 ou menos trabalhadores, referente à primeira candidatura à medida e desde que não tenha já obtido condições de apoio mais favoráveis noutro estágio financiado pelo IEFP

o    Comparticipação de 65% nas restantes situações

·         Alimentação, no valor fixado para os trabalhadores que exercem funções públicas: € 4,77/dia

·         Prémio do seguro de acidentes de trabalho: 3,296% IAS = € 14,14
·         Transporte de estagiário na situação de estagiário ser pessoa com deficiência e incapacidade: 10% IAS = € 42,89

PRÉMIO AO EMPREGO
Caso seja celebrado com o estagiário um contrato de trabalho sem termo, no prazo máximo de 20 dias úteis a contar da data de conclusão do estágio, é concedido à entidade promotora um prémio ao emprego no valor de 2 vezes a retribuição base mensal nele prevista, até ao limite de 5 vezes o valor do IAS.

DATA DE CANDIDATURAS
Período – 1 de setembro a 1 de outubro de 2018



Para mais informação, fale conosco:
João Paulo Marques
JPM Consultores Associados – Juntos Podemos Mais
+351 967 156 803

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O que levou ao rápido crescimento do que se chama Proptech 1.0


O que levou ao rápido crescimento do que se chama Proptech 1.0

Este estágio e o respectivo acrónimo apareceram em 2007, ano anterior à crise de 2008

Drivers: Crescimento do rendimento da classe média e a introdução de smartphones no dia-a-dia  renda 
Desafios: O público vivia ainda, preferencialmente, em canais off-line

O crescimento da população da classe média e o seu rendimento disponível criaram procura no sector imobiliário. Outro factor importante foi a adopção de smartphones e a acessibilidade  internet (tudo começou a ser procurado em tablets e smartphones, idem a busca de propriedades). Note que o Chrome apareceu em 2008; o Yahoo em 2004; o Bing em 2009).

A tecnologia começa a entrar neste sector. No entanto podemos dizer que ainda o modo tradicional de fazer negócios ainda é prática corrente.

O primeiro passo começa pelo aparecimento de listagens de imóveis produzidas pelas primeiras startups que actuam neste mercado. O inventário começa a ser digitalizado e os operadores tradicionais começam a prestar atenção às preferências dos Consumidores.

Outro factor curioso (ou não) mostra-nos que as startups que apareceram neste sector começam a ter uma maior tração em mercados com níveis de confiança institucional e de serviços mais reduzidos.  

Estas empresas começam a ganhar o Cliente às empresas tradicionais por oferecerem um serviço de maior qualidade, mais rápido e, talvez, mais barato.

Estas  startups têm o potencial para dominar o mercado. Uma boa parte do esfoço destas é convencer os corretores e operadores de mercado a desviarem gastos de marketing dos canais off-line para listagens on-line.

Esta mudança de paradigma no sector do Real Estate é suportado pela chegada ao mercado de uma geração crescente de compradores que recorrem cada vez mais à internet (e aos smartphones).


JPM Consultores Associados
Nota: Baseado em alguns estudos sobre Proptech

domingo, 9 de setembro de 2018

What is proptech


What is proptech?

Proptech, a blend of the words property and technology, refers to the utilisation of technology as a solution

to challenges in the real estate sector. Specifically, technology is used to create or renovate services offered

in real estate to buy, sell, rent, develop, market and manage property in a more efficient and effective way.
 
Definição retirada da JLL

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Tips of Management - #3

JPM - Aprender sempre
#3 “Learning never exhausts the mind”, Leonardo da Vinci
O nosso cérebro é um dos nossos grandes patrimónios. Talvez seja o maior. Ele tem a capacidade de pensar, formar ideias, tem a capacidade para ser livre, de cuidar de nós, da nossa saúde.   Dá-nos capacidade de sermos livres
Nos dias que correm, este nosso património ainda é mais importante. Há, cada vez mais, a necessidade de aprender, reaprender, esquecer e aprender….aprender para partilhar com outros.
Espero seguir o ensinamento de Leonardo da Vinci.
 
 
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
@joaodavespa

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Tips of management - #2

#2 “What's measured improves” Peter F. Drucker
JPM Consultores - Meça


Quando pensamos nesta quote, ela parece uma verdade insofismável. Porque, se  não conseguimos medir a nossa tarefa , não sabemos que estamos no caminho de atingir o que pretendemos, não sabemos se ainda podemos fazer melhor ou se vamos ter que mudar de estratégia.
 
Pese na sua dieta. Se não usar a balança, não vai perceber se está a resultar. Se começou a correr, não sabe se está a melhorar a performance.
Não medir é como guiar um carro com os olhos vendados. Não sabe para onde vai, quando baterá, etc.
Temos hoje em dia várias ferramentas, muitas delas gratuitas, que nos permitem medir qualquer que seja a nossa actividade.
 
No campo profissional, onde cada vez mais há um maior distanciamento físico entre a sua empresa e o seu Cliente, veja estas 5 etapas do seu funil de vendas:
sabe o número de novos visitantes ao seu site nos últimos 30 dias?
sabe o tempo que eles por lá permaneceram?
sabe se pesquisaram alguma coisa?
sabe se compraram?
sabe como pagaram?


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa

 




 

domingo, 15 de julho de 2018

Tips of management - #1

JPM - Oiça
 
 
By listening, marketing will re-learn how to talk. – Doc Searls and David Weinburger
 
Os dias que correm, com a internet e as ferramentas de analytics que existem permitem que possamos ouvir melhor o consumidor, ouvir melhor o outo lado da linha, mas a pressão em responder, em estar online e ser online faz com que não tenhamos cuidado em compreender o problema, em responder da maneira adequada (se respondermos), em cuidar o Cliente como ele merece ser cuidado (nem sempre).




João Paulo Marques

O tempo não pára, não pare você também.



@joaodavespa