sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Agradecimentos e o Síndroma do Eu

O Síndroma do EU

 
Agradecer, mais do que uma ferramenta da Gestão, é uma ferramenta da Vida. Quer na primeira situação e,  sobretudo, na segunda, esta acção não deve ser esquecida (e quanta vezes o é).

Muitas, para não dizer a  maioria as vezes, falamos apenas de EU.  O que EU consegui, o que EU fiz , onde EU cheguei, etc.

A intervenção dos outros, por muito pequena que tenha sido, levou-nos a um novo olhar sobre a situação, um novo caminho, uma nova estratégia…algo de diferente, ou mesmo inovador. O resultado foi diferente.

Assim, na próxima vez que expressar gratidão, foque o seu elogio nos outros. Diga o quanto eles foram importantes, decisivos, únicos, transformadores

Em vez de dizer eu consegui…diga…eu consegui porque você me disse, me mostrou, me levou.

Com este comportamento vocês está a agregar e a valorizar a ajuda que teve. E, quem sabe, a estabelecer uma potencial parceria.




João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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sexta-feira, 12 de julho de 2019

5 + 1 meios para captar a atenção do seu público

 
5 + 1 meios para captar a atenção do seu público
 




 

“A sua mente é para ter ideias e não para guardá-las.” Napoleão Bonaparte

 

Captar a atenção do público num não  é tarefa fácil. Ou se é um humorista como o John Cleese,  um orador nato como o Obama ou Clinton ou um professor brilhante como o Sr. Dr. Adriano Moreira (sem qualquer conotação política). 

O comum dos mortais, a grande maioria, não se equipara a nenhuma das personagens referidas. Assim, temos que optar por outras estratégias.

Uma certeza tenho. Todos nós, mas todos, temos que comunicar.

Para além do óbvio, dominar bem a matéria a comunicar, há alguns conselhos que vou apresentar e custam zero.

 

1 – Sorria  (com os dentes e os olhos)

Começo por aqui. Um sorriso é uma porta aberta para quase tudo.

Podemos começar com a memória dos nossos pais ao chegar a casa. Quando ficavam a saber de alguma diabrura que tínhamos feito, não sorriam.

Passando para o mundo os negócios. Ao encetar um novo relacionamento comercial, se o seu interlocutor não sorri, esta pode ser uma barreira para que o negócio se desenrole.

Um sorriso é íman que aproxima as pessoas.  Um sorriso transmite confiança. Nas relações humanas e no mundo dos negócios. Os bons acordos podem (ou mesmo devem)  terminar com um sorriso. Um sorriso transmite bem-estar, confiança e satisfação.

Ao que acrescento, o sorriso é uma das muitas ferramentas que devemos usar e é, sem dúvida, das mais económica. No entanto, sorria, mas não abuse.

 

2 - Elimine as barreiras

Nem todas as barreiras são passíveis de eliminar.

Se está num auditório, não consegue eliminar a barreira da distância.

Se está numa  chamada via Skype, fica mais difícil criar uma proximidade física.

Faça o possível para retirar ou diminuir a presença dos elementos perturbadores entre si e os interlocutores.

Se conseguir estar perto deles, fique perto. Eles vão percebê-lo melhor, ouvir melhor e ver  melhor.

Mais alguns comportamentos que pode tomar como orador:

- evite os tiques e bengalas de linguagem (e outras) que possa ter;

- não use roupas coloridas, listadas ou justas;

- olhe para toda a plateia, em W,  e não se fixe num ponto ou em alguém;

- não cruze os braços, não coloque as mãos nos bolsos ou atrás das costas;

- para se aproximar do público, se possível, desça até eles;

- transmita confiança.

 

3 - Storytelling

Conte histórias, conte a sua verdade como fosse uma história e vista o papel de actor da mesma (não necessariamente o principal). Desde sempre que a humanidade passa conhecimento com histórias. São mais fáceis de seguir e de lembrar.

As histórias possuem sentimento, criam empatia e geram confiança.  Quem está do outro lado pode até colocar-se como actor de uma outra história, muito semelhante, e começar assim a construir a sua própria história, baseada no conhecimento que você lhe transmitiu.

 

4 – Escute

Quantas vezes dificultamos o nosso trabalho com os nossos Colegas ou Clientes por não escutarmos.

É das tarefas mais difíceis de executar. Há inúmeras razões para que isso aconteça.

O saber escutar é fundamental para construirmos relacções sólidas, de confiança e proactivas.

Alguns comportamentos decorrentes de uma escuta activa

          Não nos precipitamos;

          Colocamos os nossos canais sensoriais a trabalhar;

          Estamos atentos à comunicação não verbal;

          Podemos demonstrar que estamos a seguir a conversa e dar feedbacks automáticos;

          Demonstramos que o interlocutor é importante para nós;

          Mostramos que ele está a falar com e pessoa certa, com a Empresa certa;

          Retribuímos a importância que o interlocutor nos dá a nós.

 

 

5 – Aprenda (e ensine)

Ninguém nasce ensinado (ponto).

Há cada vez mais veículos para aprender (ponto).

Leia, assista a palestras, ensine , veja o TED, faça Role Play, saia da sua zona de conforto, fomente ou pratique a troca regular de lugar de trabalho  com os seus colegas, use o Brain Storming e pratique e grave as suas apresentações (e os ensaios). 

Para falar em público é necessário estruturar as suas ideias, saber para quem vai falar, o tempo que tem para o fazer, aprimorar a linguagem verbal e não verbal e, em alguns casos, melhorar a dicção.

 

A aplicação destes 5 conselhos podem fazer com que ganhe mais CONFIANÇA na sua próxima apresentação.

 

0 – Confiança

Perceberam que nos 5 itens a palavra CONFIANÇA apareceu sempre.

Quem o escolheu para a apresentação confia em si, sabe que você dominará o tema.

 

João Paulo Marques

O tempo não pára, não pare você também.




quarta-feira, 10 de julho de 2019

O poder do Olhar em W M




O poder do Olhar em W M


O W não é uma letra do nosso abecedário, mas todos nós a conhecemos.

Se for orador numa sala ampla, utilize o método do olhar "W". Este consiste em construir lentamente com o olhar a letra W ao percorrer a sua audiência. No movimento inverso use a letra M.

Assim todos se sentirão incluídos e não apenas o seu chefe . Todas as pessoas se vão sentir importantes.

Olhe, fale,  volte a olhar e a falar. Não exagere na intensidade e duração do olhar. Caso o faça, pode criar desconforto no(s) ouvinte(s).






João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.

domingo, 14 de abril de 2019

Portugal 2020 – Qualificação





Portugal 2020 – Qualificação



OBJECTIVO
O objectivo é reforçar a capacidade empresarial das PME através da inovação organizacional, aplicando novos métodos e processos organizacionais, e incrementando a flexibilidade e a capacidade de resposta no mercado global, com recurso a investimentos imateriais na área da competitividade.
São elegíveis projetos promovidos por empresas recém-constituídas e PME que pretendam aumentar as suas qualificações e competitividade.

A QUEM SE DESTINA
Micro, Pequenas e Médias Empresas

TIPO DE PROJETO
São apoiados projetos de Qualificação das estratégias PME que concorrem para o aumento da sua competitividade, flexibilidade e capacidade de resposta ao mercado global, nos seguintes domínios:
·         Inovação Organizacional e gestão;
·         Economia Digital e tecnologias de informação e comunicação;
·         Criação de marcas e design;
·         Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos;
·         Proteção de propriedade industrial;
·         Qualidade;
·         Transferência de conhecimento;
·         Distribuição e Logística;
·         Eco-inovação.


Principais investimentos elegíveis
São elegíveis as seguintes despesas (Montante mínimo = €25.000):
·         Lojas e-commerce;
·         Catálogos virtuais;
·         Registo e criação de marcas;
·         Conceção de novas coleções;
·         Aquisição de computadores;


·         Software de gestão/ ERP/ CRM/ design/produção;
·         Equipamento de laboratório;
·         Registo de patentes, desenhos e modelos;
·         Certificação de qualidade ISO 9001;
·         Certificação de produtos;Certificação ISO 14001; 50001, entre outras;
·         Outros Sistemas de Gestão;
·         Custos com o TOC;
·         Apoio à contratação de até dois licenciados (durante dois anos).


DESPESAS ELEGÍVEIS
·         Aquisição e aplicação de novos métodos organizacionais:
·         Equipamentos na medida que forem utilizados no projeto;
·         Software relacionado com o desenvolvimento do projeto;
·         Custo com a contratação de um máximo de dois novos quadros técnicos, com nível de qualificação igual ou superior a VI.
·         Serviços de consultoria especializados:
·         Custos com a intervenção de TOC ou ROC na validação da despesa dos pedidos de pagamento (até 5.000€):
·         Assistência técnica, estudos, diagnósticos e auditorias;
·         Custos com a entidade certificadora e com a realização de testes e ensaios em laboratórios acreditados;
·         Custos com conceção e registo associado à criação de novas marcas e coleções;
·         Obtenção, validação e defesa de patentes e outros custos de registo de propriedade intelectual.

INCENTIVO
Incentivo Não Reembolsável até 500.000€.
Taxa base de incentivo geral: 45%
Na região de Lisboa a taxa máxima de incentivo é de 40%

DATA DE CANDIDATURA
O prazo de submissão das candidaturas encontra-se aberto até 31 de Maio.

Para saber mais, fale conosco:
JPM Consultores / João Paulo Marques

quarta-feira, 20 de março de 2019

A Fome


Moçambique


Estou muito impressionado com o que se passa em Moçambique. Procuro no Google por “passar fome”. Encontro tudo e mais um par de botas. Dietas disto, daquilo, de A e de B,…mas não encontro o que realmente é "passar fome", o que é  um flagelo mundial dos nossos , alguém dizer que tem fome.  E ouvir dizer que se tem fome em português é ainda mais doloroso.
Vejo as televisões com imagens da tragédia da Beira e observo os locais. Apesar de terem perdido tudo, tudo do nada que muitos tinham, revelam o sorriso de estarem vivos, dos seus estarem vivos.  Aqui está uma lição de vida
No meio deste cenário que me impressiona, viajo até à Venezuela e sinto o mesmo desconforto, a fome. Pessoas a dizerem que têm fome. Mas como a terra gira, volto outra vez a África e observo o mesmo. Lembro-me também da altura mais dramática da crise, vizinhos do bairro, meio envergonhados a pedirem à porta, dizendo que tinham fome.
Não entendo, apesar de ser um lugar-comum, de estarmos no séc XXI, do 5G, da telemedicina…e milhares de pessoas dizerem que têm fome. E os governos não fazem nada.

João Paulo Marques

sexta-feira, 15 de março de 2019

SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego


JPM Consultores


SI2E - Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego


O Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego visa apoiar de forma simplificada pequenos investimentos empresariais de base local.
Complementando os atuais incentivos às empresas no domínio da competitividade, o SI2E privilegiará iniciativas empresariais em territórios de baixa densidade. Nesse sentido, terão as entidades locais a dinamização de iniciativas empresariais de base regional.
Este programa visa apoiar a criação líquida de postos de trabalho bem como Investimentos em máquinas e equipamentos, informática, marcas, planos de marketing e pequenas obras de remodelação.
 
DESTINATÁRIOS

Destinado a Micro e pequenas empresas, serão apoiados investimentos até 235 mil Euros (e 100 mil Euros em Desenvolvimentos Locais de Base Comunitária).
 
APOIOS
  Subsídio entre 30% e 50% do investimento (60% para territórios baixa densidade);
   Apoio por posto de trabalho criado: até 15 meses (ou 18 meses para territórios baixa densidade).
  Limite por mês: 1 IAS.
 
 

CANDIDATURAS

As candidaturas a este programa de incentivos encontram-se em aberto em várias regiões do país
 

Nota:
Para saber se a medida de incentivos já se encontra em aberto na sua região
contacte-nos.


Para saber mais, fale conosco:

JPM Consultores / João Paulo Marques


 


 

 




 


 
 
 



 




terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Trotinetes - Será que serão a nova praga de Lisboa?

As Troinetes estão a invadir Lisboa. Elas estão por todo lado. Incansáveis, sobem e descem, transportam, miúdos e não miúdos, são pró menino e prá menina. Ainda por cima são sexys e cools e económicas.

São só vantagens!!! Ou não?  O facto dos utilizadores destas trotinetes interiorizarem que elas são um divertimento, um retorno à adolescência leva a algumas imprudências na sua condução.  Perigosas para eles e para os outros. Acrescento a elevada  falta de civismo que existe por uma boa parte destes condutores Peter Pan...deixam-nas por todo lado e, mais cedo ou mais tarde, caem.

Será que eles possuem carta verde????