“Learning never exhausts the mind”, Leonardo da Vinci
Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
sábado, 20 de agosto de 2022
Long Life Learming, como diz Leonardo da Vinci
sexta-feira, 19 de agosto de 2022
LER / ESTUDAR / INVESTIR na FORMAÇÃO
Homer estudando |
LER / ESTUDAR / INVESTIR na FORMAÇÃO
Um dos pilares da formação é a leitura. Um dos pilares do
marketing digital, a par de Criar Conteúdos, Partilhar Conteúdos, Discutir
Conteúdos é LER.
Sendo mais genérico e abrangente, nos dias de hoje e do que
para ai vem, é fundamental Estudar…é o conceito de conhecido por Long Life Learning.
A velocidade com que as notícias correm (vejam aqui comonasceu a Reuters). Vejam também como uma tecnologia deixa de ser aceite ou
ultrapassada, como uma notícia, boa ou má, se torna viral, tomem atenção à
proliferação das fake news, às passadas primaveras árabes ou aos escândalos
políticos e da sociedade cor-de-rosa. Hoje tudo se espalha, sobretudo o que não
se quer.
Mas voltemos à leitura. Sem uma leitura constante
dificilmente nos manteremos informados. Sem uma leitura constante dificilmente
teremos capacidade de Criar, Partilhas e Discutir conteúdos. Sem uma leitura
constante dificilmente acompanharemos a velocidade da Internet.
A prática de “leituras” pode ocorrer de formas e fontes
muito diversas. Pode usar jornais, digitais ou em papel, sites, blogs, podcats,
rádio, tv, e-books, press realeses. Tudo isto directa ou indirectamente
relacionados com a sua actividade profissional (mas expanda as leituras a
outros temas…hoje anda tudo interligado).
1 – Exercício mental
Se lhe despertei curiosidade para a leitura, veja os
seguintes links
100 dos melhores livros lusos
A astronómica lista dos 100 melhores romances escritos emlíngua portuguesa | Blogue E-primatur
100 dos
melhores livros de Management
100 BestManagement Books of All Time - BookAuthority
Como qualquer lista, há outra tão boa ou melhor
segunda-feira, 15 de agosto de 2022
sábado, 13 de agosto de 2022
Não se arme em herói (ou em totó)
Digging...to nowhere |
Não se arme em herói (ou em totó)
If
you dig a hole and it’s in the wrong place, digging it deeper isn’tgoing
to help — Seymour
Chwast
Muitas vezes convém dar o trabalho por terminado ou desistir
mesmo. Aqui apelo ao conceito, muitas
vezes esquecido, de Sunk Cost.
Várias vezes propomo-nos a realizar uma tarefa numa manhã.
Chegamos à tarde e percebemos que o fim não está à vista. Duas situações podem
acontecer: desisto ou continuo.
Vamos continuar. Pode ser por orgulho ou pode ser porque tem
de ser (decisão racional ou nem tanto). Na verdade, pode conseguir chegar ao
final deste seu projecto. Mas ficam umas perguntas: Será que as múltiplas horas
que dedicou a este projecto não podiam ser alocadas a outro? Será que valeu a
pena? Será que foi mesmo necessário? Será que ainda se justifica? E podia
continuar
Será que o seu orgulho, muitas vezes louvável, de chegar ao
fim fez com que não pedisse ajuda, e ajuda podia ser algo não simples como não
vás por ai, vai antes por aqui. Este novo caminho pode estar especado à sua
frente, mas o cansaço, a teimosia ou falta de conhecimento pode fazer com que
não o veja.
Tenha presente que a decisão inteligente pode passar pela
simples desistência, o que não pode ser considerado um fracasso, mas apenas uma
possível má decisão. Mas má decisão é
mesmo continuar com algo que que sabemos que não vai funcionar e nos vai levar
a consumir ainda mais recursos.
Mas há situações em que o ponto em que estamos, não sendo o
ideal, pode ser considerado mais do que satisfatório para ser lançado,
apresentado. Recorro aqui ao conceito
muito utilizado nas start-ups de Minimum Viable Product.
Quando percebemos que o bom é suficiente, lance-o, mostre-o.
É melhor avançar com o que existe do que procurar afincadamente uma situação perfeita
e que pode nunca chegar ou que para que seja atingida, implique uma utilização exagerada
de recursos.
Reforços a esta prosa:
- O tempo e os outros recursos são finitos. E é assim que
devem ser tratados. Divida o seu trabalho em tarefas sequenciais (e sequenciadas),
com tempos e metas bem definidas. Assim, pode avaliar os desvios e / ou
recursos gastos e necessários para continuar.
- No final de cada período pode avaliar se vale mesmo a pena
continuar. Neste ponto de avaliação o seu trabalho tem de merecer ser continuado
e estar assim preparado para o ser, por si
ou por terceiros.
- As mudanças e as dinâmicas nos mercados são de tal maneira
rápidas e inesperadas que, o que parecia poderia parecer vir a ser um autêntico
pote de ouro, pode realmente vir a ser poço de problemas.
O passado não pode condicionar o nosso presente, muito menos o nosso futuro. Ninguém deve querer continuar a vender k7porque, e só porque, as utilizava no passado.
sexta-feira, 12 de agosto de 2022
Retomei o meu blog
Blog |
"eu blogo, tu blogas, ele bloga"
Uma das estratégias mais eficientes quando falamos em baixo
custo e excelentes retornos é, sem dúvida, o Marketing de Conteúdo.
Para isso, o ideal, é ter uma plataforma para publicar esses
conteúdos, como criar um blog, e, assim, disponibilizar materiais e artigos
relevantes sobre a sua área de atuação.
Produza conteúdo relevante, que ajude a sua persona a
solucionar um problema ou aprender sobre diferentes assuntos, assim, você
torna-se uma referência na área.
Além disso, por meio de técnicas de SEO (Search Engine
Optimization), consegue destacar a sua marca nos complicados mecanismos de
busca, atrair mais visitantes, e sem
gastar nada.
Tenha presente que um blog é como uma loja de
e-commerce. Não há horários para ser
visto e receber comentários. Está sempre de porta aberta. O seu blog pode chagar a leitores
improváveis, a muitos desconhecidos, a
vizinhos ou a quem se encontra nos seus antípodas.
Mas qual a razão de escrevermos num blog? Podemos escrever
num blog por vaidade, para poder partilhar conteúdos empresariais ou pessoais,
porque não temos dinheiro ou não sabemos fazer um site, pelo facto de não
conseguirmos ter uma coluna de opinião em um qualquer jornal,…Mas também
escrevemos num blog porque queremos aprender.
A produção regular de conteúdos no seu blog e a
probabilidade de outros sites colocarem links no que escreve (e vice-versa),
ajuda o seu blog a posicionar-se melhor no Google World. Consegue assim receber
mais visitas orgânicas, mais tráfego.
Tudo isto de forma gratuita!!!
quinta-feira, 11 de agosto de 2022
De costas num burro, de costas para o Cliente
Nasrudin, de costas para os Clientes |
Um dia, Nasrudin e seus alunos estavam a caminho da
escola. Ele ia sentado de costas no seu
burro. “Nasrudin”, perguntaram-lhe: “Por que você vai assim sentado? Não é
desconfortável?”
“Se eu me sentar do outro lado”, ele respondeu, “vocês todos
estariam atrás de mim e não ficaríamos cara a cara. Andar deste jeito é
melhor.”
Ou seja, encare os seus Clientes e os seus Colegas, seja
qual for a situação ou a posição hierárquica.
O contrabandista Nasrudin
NASRUDIN, o Contrabandista |
Uma pequena história sobre a importância que a observação e os detalhes devem ter.
Volta e meia, Nasrudin atravessava a fronteira entre a Pérsia e a Grécia montado no lombo de um burro. Passava sempre com dois cestos cheios de palha e voltava sem nada, arrastando-se a pé. O guarda fronteiriço, sempre que ele passava, procurava por contrabando, o que nunca encontrou.
Anos mais tarde, com uma aparência cada vez mais próspera, Nasrudin mudou-se para o Egito. Lá encontrou um dos guardas da fronteira.
-
Diga-me, Mullá, agora que você está fora da jurisdição grega e persa, instalado por aqui nesta vida boa - o que é que você contrabandeava, e que nunca conseguimos pegar?
- Burros.