terça-feira, 4 de novembro de 2014

Tips for Life - #23

IF YOU MAKE EVERYTHING BOLD, NOTHING IS BOLD.
— Art Webb    

De vez em quando recebo uns emails muito coloridos. Não são fotos....Há profissionais, eles estão a actuar como tal, que me apresentam documentos saídos de uma impressora Caran d'Ache

Os sinais gráficos ou outros são usados para realçar algo. O mesmo se passa com textos escritos, sobretudo, com maiúsculas. Duas ideias passam logo por quem lê: quem escreve não sabe o que está a fazer e é mal educado.

Tips for Life - #22

 
(Acho que) todo o processo de ensino ajuda-nos a crescer. Independentemente do público que está a ser alvo, o facto de querermos transmitir algo, leva-nos a pensar e a questionar....Bem, isto apenas se aplica aos que pensam....aos que se questionam...

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Tips for Life - #21

Inspiration is perishable.

— 37 Signals



Nem sempre a criatividade ou a inspiração está presente. Para além da máxima, 90% de transpiração…10% de inspiração….há que ler, vasculhar, perguntar, sair da rotina e da rota habitual…de ler os mesmos jornais, de ver os mesmos canais de tv…

Novo acrónimo para BBBB » Bus, Bed, Breakfast  e Bath.
São momentos na sua vida em que pode ser um professor Pardal.
Tenha atenção aos mesmos.
Para não perder nada, ande de Moleskine. Sabe-se lá no que pode vir a pensar

A inspiração é também um trabalho de equipa


 

 




domingo, 2 de novembro de 2014

Tips for life - #20

Don’t worry about people stealing an idea. If it’s original, you will have to ram it down their throats. 
— Howard Aiken
 
 
 
 
O copypaste é uma ferramenta fabulosa de criatividade intelectual. A publicidade, na forma de anúncios, vive muito deste saber ...

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Tips for Life - #19

You can observe a lot just by watching.
— Yogi Berra

Lembro-me de ouvir uma história sobre uma rede de lojas de fotografia no Rio de Janeiro, a DePla. Eles tentavam abrir sempre as suas lojas bem perto de um McDonalds. O que isto tem a ver com observar...a McDonalds observa sempre os lugares onde abre.

Mas também é importante olhar / observar como as pessoas, entenda-se Clientes, se comportam no seu processo de compra.

Mas também é importante observar como a concorrência faz...talvez tenhamos de fazer igual...

Mas também é importante observar e tirar conclusões.

Mas também é....

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Tips for Life - #18

Supposing is good, but finding out is better.
— Mark Twain
 
O mundo do achismo é enorme. Os políticos são os maiores achismadores....o que não é ser achador. Pessoas / profissionais cheios de certeza..

Junto o velho  Raúl Seixas - oiçam

Prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo
 

domingo, 26 de outubro de 2014

Tips for Life - #17

Never re-invent the wheel, unless you’re sure the client needn’t go anywhere.
— Russell Bishop    

Verdade e mentira. 
Não é necessário estar sempre a questionar caminhos e não fazer nada de produtivo. Devemos,  de quando em quando, questionar o caminho que levamos. Podemos sempre descobrir algo de novo.
Um balanço entre os dois é o ideal

A vida não se ataca com uma chave inglesa...mas ela é útil.

sábado, 25 de outubro de 2014

Tips for Life - #16


Sequências
Simply making decisions, one after another, can be a form of art.
— John Gruber
 

Grandes resultados podem ser conquistas  de pequenas vitórias. Lembro-me de ter lido uma crónica de um escritor espanhol que falava do seu último hobby, correr.

Quando quis começar a correr,  começou a ser gozado pelos seus amigos. Recomeçou, recomeçou…até que começou de vez. Ao princípio os resultados eram desesperantes…ele mal andava, muito menos corria. Para vender este auto-desconforto , estabeleceu um objectivo: todos os dias acrescentava um minuto ao que tinha feito na véspera. Resultado, em pouco tempo começou a correr.  Resultado do filme: hoje entre em corridas …
A imagem acima é demonstrativa que apenas os fotogramas todos juntos, numa determinada sequência, é que fazem sentido
 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Tips for Life - #15


If you knew how much work went into it, you would not call it genius.
— Michelangelo

Ele deve saber...  

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Tips for Life - #14

I’ve been imitated so well I’ve heard people copy my mistakes.
— Jimi Hendrix
 
Não considero a cópia um abuso. Claro que há cópias e cópias. A cópia de boas práticas é / pode ser uma boa prática.
 Já a cópia e a consequente apropriação de ideias  não deve ser permitida. Deve até ser punida
Exemplo flagrante do que escrevi acima são as teses e trabalhos que são vendidos aos estudantes....de qualquer idade….não estou a referir-me a algum caso em concreto
Um modo de identificar eventuais cópias ou plágios passa pela produção de textos com erros ortográficos ou falhas na pontuação ou usando palavras com e sem acordo ortográfico…algo que a mais famosa técnica de plágio, o Copy Past não consegue decifrar.
 
 
Na verdade, já muita coisa está inventada....a maçã, o bolo de maçã, o pastel de nata. e agora foi inventado o  pastel de maçã
 
Pastel de Maçã Reineta de Colares
 
 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Tips for Life - #13


Write drunk; edit sober.
— Ernest Hemingway
 

Quando nos encontramos confinados a determinadas regras, espaços, gentes….podemos perder a criatividade e energia para fazer algo ( And Now For)  Something Completely Different…lá dizem os Monty Python's

 

 

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Tips for life - #12

Complaining is silly. Act or forget.
— Stefan Stagmeister
 
É um pouco nosso justificarmos o insucesso do presente com o fracasso do passado. Fez-me lembrar agora o conceito de Sunk Cost    O passado não pode condicionar o nosso presente, muito menos o nosso futuro. Ninguém deve querer continuar a vender k7porque, e só porque, as utilizava no passado
 
 

Tips for life - #11

When I am down, [I am] not good at any work, including design work.
— Stefan Sagmeister
 
É por isso que devemos encarar o dia com um   smile


Uma prosa antiga que podem ler
http://jpmarques.blogspot.pt/2009/03/ja-sorriu-hoje.html
 

sábado, 18 de outubro de 2014

Tips for Life - #10

We have a strategic plan. It’s called doing things.
— Herb Kelleher

Seja o que for, se não sai do papel,  não vale nada.  Há que ir ao teste do algodão...

Mais, uma boa decisão, num determinado momento,  não significa que seja uma decisão universal....quer no espaço, quer no tempo.  O que se decide para um determinado local...pode não ser bom para outro. Lembro-me da rivalidade Sagres, Superbock...ainda com a Marina e a Cristal ao barulho. 

Igualmente, uma boa decisão hoje não é uma boa decisão amanhã. 

Lembro-me também de me terem dito que os Efervescentes não tinham muita saída lá pelo Minho...isto lembrando-me de uma campanha nacional de outdoor

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Tips for life - #9

You have to finish things — that’s what you learn from, you learn by finishing things.
— Neil Gaiman
O aprendizado começa quando começamos as tarefas....mas é no final que sabemos se o bolo estava bom.

Ficamos com a certeza, se o bolo não estiver bom, saberemos, talvez onde melhorar e o que não fazer.


  

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Tips for life - #8

If at first the idea is not absurd, then there is no hope for it— Albert Einstein
Fazer mais do mesmo, vai dar o mesmo e, eventualmente, os proveitos não são a dividir igualmente por mais um.
Henry Ford dizia....se eu seguisse vox populi teria feito charretes
  

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Tips for life - #7


Smart people are attracted to stories, not feature lists.
— Johnnie Manzari
ah pois é!!!!!  
Uma história prende...quando explicamos e envolvemos as pessoas nos processos, fazemo-las parte da Organização...quando só debitamos ordens....estamos apenas a vender BigMacs...claro que todos precisam (podem precisar) de orientação e de quem decida....

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Tips for life - #6

Find the simple story in the product, and
present it in an articulate and intelligent, persuasive way.
— Bill Bernbach







É recorrente em alguns o uso abusivo do "percebes" e do "portanto ou portantos"...e voltam a recontar a história...



Para não me alongar em prosas...seguem dois textos meus.



http://jpmarques.blogspot.pt/2013/06/quotes-23-marketing-and-sales.html  
http://jpmarques.blogspot.pt/2012/12/umbigoblog-12-blogar-melhora-nossa.html

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Tips for life - #5

You can’t improvise on nothing man; you’ve gotta improvise on something.
— Charles Mingus

Pode querer dizer várias coisas. Uma delas é que devemos tangibilizar as nossas invenções....pensem que elas vão começar a pagar impostos daí a 5 anos...pensem que podem aparecer no mercado só por vocês, vocês com outros (parcerias)  ou podem ser apenas outros a utilizá-las (venderam e ficaram ricos).


segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Tips for life -#4

Those who say “it’s not personal, it’s just business” are lying. All business is personal, and the best business is very personal.
— Richard Lenz

Faz-me lembrar o discurso de alguns políticos. Como se sairá o António Costa.....

Mas há muitos que dizem que consegue separar as águas. Faz-me lembrar um fenómeno da natureza ao qual eu ainda não assisti....O Rio Negro a correr ao lado Solimões...

O rio Negro protagoniza, junto ao rio Solimões, um dos mais belos eventos da natureza: o encontro das águas negras do primeiro com as águas barrentas do segundo. O fenômeno acontece praticamente em frente à cidade de Manaus.

domingo, 5 de outubro de 2014

Tips for life - #3

If you don’t have time to read, you don’t have the time or the tools to write.   Stephen King  



Contar histórias é sempre uma maneira mais fácil de entreter as pessoas. Nós contamos histórias e repassamo-las. O mesmo já não acontece com definições. São chatas de se memorizar.

A possibilidade hoje em dia de ver os seus escritos publicados, divulgados é imensa.

Lembre-se: o mundo não é apenas aquele que anda à volta do seu umbigo; mais, o seu umbigo pode ter cotão. Falo, naturalmente,  do seu  umbigo profissional ou pessoal.


Alargue o seu campo de interesses. Não seja apenas um nerd profissional....seja um nerd da vida, da sua vida.

sábado, 4 de outubro de 2014

Tips for life - #2

The process is really just Iterate, Iterate, Iterate.
— Chris Clark  

Raramente fazemos um excelente negócio à primeira. Os clientes querem testar-nos
Raramente acertamos à primeira....há sempre algo a afinar.

Mas temos que fazer melhor na segunda vez...comparando com o que foi feito antes. Pode voltar a errar. Mas tem que errar menos. Perceber mais depressa o erro....e corrigir ainda mais depressa.
Errar mais depressa, resolver o problema mais depressa .

Tips for life- #2

Have no fear of perfection – you’ll never reach it.
— Salvador Dali
 
Há sempre uma onda melhor....mas ela virá mais tarde...será que vale a pena esperar? Talvez não.... ponha em prática as suas ideias e vá aprimorando-as


Mais tips
O bom é inimigo do óptimo...
Mais vale uma bacalhauzada agora do que duas daqui a um ano (Prof. Alfredo de Sousa)

Os meus pais...os pais dos amigos

Há alturas que revivemos os nossos pais. Quase como eles estivessem vivos…ou viessem até nós vivos…mas não estão, só vieram em memórias.
Uma dessas situações é quando temos amigos, cujos pais já eram amigos e faleceram. Aconteceu nesta semana . No meio da tristeza e da dor que partilhava solitariamente comigo, lembrei-me dos meus pais….O  meu amigo  Hernâni e a Natividade, a  sua mãe, a professora Natividade, amiga das amigas da minha mãe, perderam o pai, o pai Hernani.
A lembrança que  fui tendo dos meus pais era também projectada em mim por alguns  rostos familiares e por algumas conversas….”ah, é o filho da Josefa”.

Dei por mim a lembrar-me dos meus pais…a lembrar-me dos meus pais…a lembrar-me deles.


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sarapatel do Delícias de Gôa

Sarapatel é uma designação comum de diversas iguarias preparadas com miudezas  de porco, cabrito ou borrego. Nascido no Alto Alentejo, em Portugal, o Sarapatel foi adaptado no Brasil e na culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia.

Este  prato  chegou ao Brasil com os colonizadores. O nome aparece pela primeira vez, em meados do séc. XVII, como “sarapetèl”, depois “sarapatel” ou, como se diz em algumas regiões de Portugal, “sopa de sarapatel”

Para muitos teria vindo de Goa . Não parece ser uma boa aposta, apesar de Goa ter pertencido ao império português. O  provável é que lá tenha chegado por mãos europeias, mais precisamente portuguesas.

O que resulta mesmo destas viagens do Sarapatel é o facto de ser feito em várias  latitudes . Ficamos assim com vários “Sarapatéis”, fruto da cozinha ter sido  desenvolvida por  colonizadores e colonizados.

Basta provar os pratos destes vários “Sarapatéis”  para ver que são sabores bem diferentes. Em Goa, por ter ganho ingredientes próprios, além de quase nunca usar sangue, ainda leva temperos da região – açafrão, canela, coentro, cominho, cravo, gengibre e água de tamarindo, mais alho, cebolas picadas, pimenta malagueta e, conforme o gosto, vinagre. Já a receita brasileira  mantém-se  (quase) fiel  com os  mesmos cheiros e gostos dos preparados em Portugal nos últimos 500 anos.

Na antiga Índia portuguesa este prato era, sobretudo, saboreado nas festividades de Natal e Ano Novo.
Bom proveito…..e voltem sempre!!!!


sábado, 20 de setembro de 2014

My-Fans


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

AS VENDAS E OS SERVIÇOS TÊM AROMAS . ESPERA-SE QUE SEJAM BONS


AS VENDAS E OS SERVIÇOS TÊM  AROMAS . ESPERA-SE QUE SEJAM BONS

Os impostores são pássaros de voo curto…(espera-se).
Keywords: serviço, vendas, promessa de valor, aromas, más experiências

 
from QR Codes Kill Kittens
Comprar, seja o que for, é um acto que carece de confiança.
A compra implica uma entrega de dinheiro. Cada um adquire o que para ele representa a melhor escolha. Não que esta venha  a ser a escolha correcta. Mas foi a escolha. Nesse momento pareceu-nos a melhor ou a possível.

Para tentar obviar estes estes problemas e para ficarmos de consciência, digamos que, tranquila, analisamos, comparamos,  falamos com a nossa consciência, apelamos às nossas emoções passadas, presentes e projectamo-las no futuro, olhamos para a carteira, para a utilidade e funcionalidade…e  tomamos uma decisão.

O que acontece? Uma de 4 soluções.

Compramos! Não compramos! Adiamos a compra! Compramos outro produto!

Cada compra, podemos dizer, é um desafio novo. O que queremos mesmo é que a nossa decisão seja a correcta. Não nos queremos enganar; não queremos ser enganados.

Por esta razão, por muitas outras razões…suspeitas ou insuspeitas, previsíveis, imprevisíveis, uma compra  é como que uma promessa de valor. Quando fica aquém do esperado, pode resultar numa péssima experiência.  Uma imagem que fica retida no comprador (NÓS), sobre a empresa vendedora e sobre o vendedor (os outros). Independentemente do canal que venha  ser usado.  O que pode resultar? Quebra de confiança.  Dificuldade em efectuar uma nova compra. Dizermos que se trata de uma má experiência ou de um mau fornecedor. Fornecedor que podemos passar a  [deletar].

Uma marca que respeitamos, não falando das Apples ou BMW´s que admiramos (talvez) pela sua capacidade de inovação e pela a aspiração que  alguns dos seus produtos nos provocam, tem a ver, repetindo-me, com a confiança que ela nos dá, muitas vezes superando as nossas expectativas. Também a confiança é-nos transmitida quando, ao nosso lado, vemos que o Fornecedor resolve o problema do Cliente…quando este último é bem tratado … Imaginemo-nos num estabelecimento comercial, seja ele qual for, e, ao nosso lado, vemos e assistimos a um péssimo serviço (independentemente de termos sido ou não já servidos). Vontade para voltar? Talvez não exista.

Num mundo cada vez mais plano (lembrei-me do livro do Thomas Friedman), num mercado cada vez mais conectado, com os negócios cada vez mais competitivos, cada Pessoa, cada Empresa, cada Vendedor, pode ganhar um poder imenso.  Uma boa experiência pode correr o mundo; uma má experiência correrá bem mais depressa o mundo e com efeitos inesperados e incontroláveis.
Explico o porquê deste texto? Tem a ver com o passado, com o presente e com o futuro.
O passado  devido a algumas péssimas  experiências. O presente por me ter sentido enganado num site de compra de vouchers. O futuro…para alertar alguns sobre o poder do bom serviço tudo o que  ele significa e proporciona.

Pode ser por isso que tomamos café sempre no mesmo estabelecimento; que almoçamos quase sempre no mesmo restaurante; que compramos o jornal sempre no mesmo quiosque.
Para aqueles que andam mais familiarizados com os termos financeiros, falo-lhes do VALS (valor actualizado líquido do serviço)….ou do aromaserviço…o aroma do bom serviço.




Remato com: quem quer que  você seja, quanto dinheiro tenha, que carro conduza, a quantidade de followers ou likes que apresente  nas medias socias, não se esqueça de que a qualidade de um bom serviço e as boas maneiras que coloca nos seus relacionamentos , são sempre valores apreciados e que não se esquecem. Caso o seu comportamento passe por defraudar os Clientes, os seus Colegas ou os seus Funcionários, pode ter muito de tudo…mas o tapete da entrada do  seu negócio não vai ser usado.

 
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
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@joaodavespa @joaobeasii

Haapy Clients = Loyal Clients

Os Fornecedores esquecem-se da importância de manter os Clientes bem tratados, bem alimentados....
Uma venda não acaba na factura, no recebimento desta....uma próxima venda começa quanto ainda não acabámos a anterior.

Ah... não engane os seus Clientes.



domingo, 31 de agosto de 2014

(DES)POLÍTICAS DAS EMPRESAS

(DES)POLÍTICAS DAS EMPRESAS

Feedback não é uma opção. É uma obrigação da gestão

Keywords: mau serviço, política da empresa, clientes, políticas comerciais, vendas

Recentemente tenho recebido uns telefonemas de uma companhia de seguros. Foi um amigo que me indicou a essa companhia. Eles têm uma campanha para motos e como eu ando de moto…podia ser um possível Cliente. Ligou-me algumas vezes e eu sempre estava ocupado. Na primeira vez pedi-lhe que mandasse a proposta por email. Responde-me: é política da empresa. Não podemos fazer isso. Tenho que falar consigo. Estranho….e como veio de um amigo, como também andei e ando pelas vendas, lá vou respeitando o trabalho dele. Ainda não falámos.

Recentemente tenho recebido uns telefoNOSnemas de uma operadora. Estão a oferecer-me isto e aquilo. Sempre que me ligaram, estava ocupado. Peço-lhes que mandem a informação por email. Dizem-me que não podem. É política da empresa.

Não muito recentemente fiz algumas críticas e pedi uma nova proposta a uma outra oPTeradora de telecomunicações. No site e nos emails não me respondem. Nos seus balcões dizem-me que não recebem queixas ou pedidos…que é a política da empresa.

Recentemente pedi um orçamento a uma gráfica. Como tinha dificuldade de identificar o papel a usar, mando-lhes um email com o pedido. Recebo como resposta  um, digamos, extenso email….explicando como aceder a plataforma. Resposta ao orçamento, NADA. Dicas de que papel usar, Nada. Deve ser política da empresa não responder a pedidos e esclarecer dúvidas.

Isto do Cliente ser confrontado com uma resposta típica, clara e inconclusiva…é a Política da Empresa deixa-me a pensar em algumas políticas.

Não deverá ser Política da Empresa ouvir o Cliente e tentar facilitar-lhe a vida? Será que quem emana essas políticas tem contacto com os Clientes? Já andou na vida comercial? Será que em assuntos em que os Clientes ou Prospects, mesmo quando são as  empresas a tomar a iniciativa, uma resposta como .. É Política da Empresa é a melhor forma de agradar?

A política da minha (auto)empresa passa por tentar deixar os Clientes confortáveis e confiantes no meu trabalho.
 

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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sábado, 30 de agosto de 2014

Os flyers e o meu Jaguar E

Os flyers e o meu Jaguar E

"O que mata uma doninha é a publicidade que faz a si própria.", Abraham Lincoln

Kyewords: flyers, regras, publicidade, desperdícios

Nesta prosa há uma mentira. Desafio que a adivinhem.
Falo-vos dos flyers São um meio de comunicação muito utilizado. Há determinados países, nomeadamente o Brasil, quem consiga algum sustento pela distribuição dos panfletos.

Mas mudo-me para cá, para Portugal.

Raramente dou atenção a eles, aos flyers.  Apenas quando  procuro recolher alguma informação, apanho flyeres, postais, brochuras…apanho tudo….e tudo vai para o lixo depois.

Os que o usam esta forma de publicidade podem até pensar que se trata de Marketing de Guerrilha….mas é Lixo Urbano.

Enchem a nossa caixa de correio (na minha está escrito  “Não Colocar Publicidade”…e não é respeitado.).  Muitas vezes encontro vários panfletos do mesmo no correio…coladinhos. …percebe-se que foram colocados aos magotes. Noto que uma caixa de correio com muita papelada é um sinal de que a casa está desabitada…por isso…um chamariz para a ladroagem.

Várias vezes apanho-os  espalhados pelo hall da entrada do prédio.  Porquê? Porque são colocados pela fresta da porta…boa imagem para a empresa (asseguro-vos que costumo escrever Empresa com E grande) que está a ser publicitada.

Outra utilização interessante é nos carros.  De Verão, de Inverno, com sol, com chuva, no vidro da frente, no vidro de trás, na porta, no puxador...

Aqui entra o meu Jaguar E. Deparo-me, várias vezes, com publicidade evasiva no meu carro. Como não deito papeis para o chã, vou guardando-os. Eu passo a guardar o lixo deles.  Como sou meio que distraído, algumas vezes ligo o para brisas com tal papelada lá exposta…uma sujice

Numa altura em que existem vários meios e ideias para cativar Clientes…o pessoal a desperdiçar dinheiro nesta papelada....

Sugiro:
  • ·         Um bom serviço – sempre foi uma boa ideia
  • ·         Uma eventual promoção – empresas de vouchers
  • ·         Uma recolha de emails nos estabelecimentos – crm e o seu poder
  • ·         Um horário mais alargado – os dias são cada vez maiores, notaram?
  • ·         Uma entrega em casa – cada vez há menos tempo, ah pois é
  • ·         Um cartão de fidelização – há que comunicar e fidelizar os Clientes

  Não será então boa altura de se ir esquecendo dos flyers?

Pode, pelo menos, se os quiser manter, usá-los, mas dando mais do que uma mera informação a dizer que existem no local X...pode oferecer uma experiência no seu estabelecimento contra a entrega do respectivo flyer.

Mas fica-se com um ou dois conselhos: 
  • ·         Não use flyers no tempo de chuva.
  • ·         Não use mesmo flyers.


Mas como a vida é para ser levada quebrando-se regras. Eu uso flyers!!! Quando? Quando fazemos acções de captação de crianças (espero futuros jogadores de rugby)  para o Clube de Rugby São Miguel.  Nestas ocasiões entregamos sempre flyers.


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.

@joaodavespa @joaobeasii

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Colaborações inter e extra empresa


Colaborações inter e extra empresa

Basicamente, a Gestão significa influenciar a acção. Gestão é sobre ajudar as organizações e
                                                                                      as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa acção (Henry Mintzberg)

Keywords: Gestão, Colaboração, Cultura Organizacional

Pergunto: É mais fácil que colaboradores da mesma empresa entre si ou é mais fácil que funcionários de empresas diferentes, mesmo concorrentes, o façam?

A resposta pode levar a que consideremos a primeira parte da pergunta a certa. Nem sempre é assim.

Muitas vezes a cultura organizacional parece não estimular colaborações….muitas vezes os funcionários parecem não apreciar e acreditar em colaborações…tantas vezes a pressão que existe nas empresas não abre espaço para estes comportamentos….algumas vezes não existe empowerment para que este comportamento apareça ou continue a desenrolar-se.

É uma pena que assim seja. Mas o facto de este tipo de parcerias, colaborações, entreajuda ou lá o que lhe queiram chamar nasça fora da Empresa, pode ser um meio e um caminho para que se potencie o poder da colaboração.

A constituição de Centrais de Compras, de cursos de formação específicos, a troca de experiências, o networking, branding sectorial e regional, optimizar recursos escassos como tempo, dinheiro…são factores que devem ser sempre pensados para trabalharmos com a nossa concorrência.

Nesta altura em que os mercados são gigantes, as inovações aparecem com muita frequência, etc…há que estimular as colaborações.

Um bom exemplo disso, no nosso mercado, é a Associação do Calçado,  a Associação da Maçã de Alcobaça…e muitas outras. Mas muitas mais deveriam existir.

 

João Paulo Marques
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quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Twitter em números

There were 32.1 million Tweets during the World Cup final

The previous record for an event was the Superbowl, and that received 24.9 million tweets



Parece que o Twitter está a renascer. Pessoalmente sinto dificuldade em perceber o enorme alcance desta ferramente, mas que a tem, tem....a frase faz-me lembrar algo com brujas ou bruxas. Mas eu vou descobrir e continuar a usar.
Uma vantagem não deixo de identificar já: falar rápido e conciso

Read more at http://www.jeffbullas.com/2014/08/06/20-twitter-facts-and-statistics-you-need-to-know-in-2014/#wVgsrMdMFfLTzj68.99

quarta-feira, 23 de julho de 2014

DES(PROCRSTINAÇÃO) OU COMO PARAR DE PROCRASTINAR


DES(PROCRSTINAÇÃO) OU COMO PARAR DE PROCRASTINAR

Reaja. Enfrente o seu dia a dia, todos os dias!

Keywords: procrastinação, acção, proactividade, gestão, do it

(Retomo / republico um texto que meu que apareceu no “Expresso do Sul” )

Retorno novamente a um tema anterior em que vos falava da maldita Preguiça, da Prudência e de Procrastinação. Em regra, os inícios do ano, do ano escolar, aniversários são alturas em que pretendemos mudar algo em nós. Mas poderemos ter sempre esta perspectiva de mudança e consequente melhoria em qualquer altura do ano ou da vida.

Para além das múltiplas razões que podemos ter (ou pensar que temos) para adoptarmos um comportamento mais laxante… sempre podemos fazer algo para contrariar este processo.

É claro que toda a envolvente profissional e social, com que lidamos no nosso dia a dia, poderá empurrar-nos para a maldita da preguiça; todavia, há sempre alguns comportamentos / processos que poderemos desenvolver para podermos reagir.

Aqui vão:

- Mantenha a secretária limpa, arrumada, sem papelada inútil; ajuda-nos a encarar com mais empenho o dia de trabalho e a tomar as decisões que devem ser tomadas. Se lhe for difícil diariamente proceder desta maneira, limpe-a todas as semanas.

- Estabeleça objectivos claros e realistas, mas um pouco ambiciosos. Mantenha um compromisso com eles. Assine esse contrato consigo. Mas arranje também outro signatário, se for preciso.

- Estabeleça prazos de início e de conclusão. Dentro deste período divida as tarefas. Pequenas tarefas são mais fáceis de vencer e ajuda-o a progredir. Monitorize o seu progresso. Se houver necessidade, reformule os objectivos. Estabeleça outros prazos. Mas sobretudo, NÃO SE ENGANE A SI MESMO.

- Estabeleça prioridades. Passe-as para uma lista. Hierarquize-as pela ordem de importância. Comece pela primeira da lista no início do dia altura em que temos mais energia e recursos. Deixe as mais agradáveis para o fim. No entanto, se reconhecer que o seu pico de energia está noutro período do dia, ataque as tarefas mais exigentes nessa altura.

- Estabeleça pistas ou lembretes para chamar a atenção ou para lembrar algo, colocando-as em lugares visíveis ou de passagem.

- Reduza as distracções, o que pode passar por se isolar durante alguns períodos, desligar o telemóvel, não responder a e-mails durante um certo período do dia ou mesmo desligar o PC.

- Dedique 15 minutos nas tarefas que tem vindo a adiar. Quem sabe se ao envolver-se no assunto não ganha um novo entusiasmo para o acabar de vez. Algumas vezes, à medida que se envolve nos problemas, eles ganham uma certa beleza e transmitem-lhe uma motivação inesperada.

- Pense positivo ao invés de pensar negativo. Assim, ganha motivação e ânimo, ou, pelo menos, não os perde. Porque, quanto mais rapidamente terminar-mos a tarefa, mais depressa nos vamos divertir ou passamos para outra.

- Encare a vida como um desafio e uma oportunidade de desenvolvimento. Conheça os seus pontos fortes e fracos. Para estes, trabalha para os melhorares. No que diz respeito aos pontos fortes, recorda-os para te darem ânimo, mas procura sempre melhora-los. Não há varinhas mágicas, mas sim trabalho que pode necessitar de algum atrevimento ou encerrar algum risco ou desconforto. No entanto, o gozo retirado da etapa vencida com sucesso é recompensador, em regra.

- Delegue ou peça ajuda. Há tarefas que os nossos colaboradores (ou colegas) desenvolverão com muito mais entusiasmo do que nós. Igualmente, há obrigações que apenas conseguirão ser executadas a duas mãos. Por outro lado, há tarefas que com a ajuda de alguém mais experiente ou rotinado será executadas mais depressa e sem erros.

- A procura do perfeccionismo muitas vezes não é necessária, entendida ou mesmo, não é possível de ser atingida. Em princípio, pode ser melhor acabar 6 tarefas com um nível de qualidade elevado do que acabar apenas uma, estando esta perfeita. Lembre-se, “O óptimo é inimigo do bom”.

- A maneira de atacar as tarefas pode ser a chave de como as mesmas se vão desenrolar. Se pensar que seria vantajoso proceder de uma determinada maneira, diferente da habitual, estará a eliminar barreiras psicológicas.

- O não fazer nada (temporariamente) também pode ser uma solução para atacar posteriormente as tarefas. Pode estar naquele dia em que nada lhe sai bem. Eventualmente, o melhor é desligar nesse dia e atacar o projecto no dia seguinte com força, entusiasmo e motivação.

- A auto-recompensa tem um efeito poderoso. Por cada tarefa ou conjunto de tarefas ultrapassadas, celebra, orgulha-te. Não minimizes as tuas vitórias, nem deixes que os outros o façam.

Poderia referir mais algumas técnicas. Todavia, penso que aqui já tem algumas boas soluções. Ponha-as em prática. Sobretudo, não se engane a si nem aos outros.

PS: Mau exemplo que estou a dar. Pego num texto antigo...
 

João Paulo Marques

O tempo não pára, não pare você também.



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