Google+ Badge

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

UMBIGOBLOG EMPRESARIAL - 1 PORQUÊ AS EMPRESAS DEVEM TER UM BLOG


UMBIGOBLOG EMPRESARIAL - PORQUÊ AS EMPRESAS DEVEM TER UM BLOG  

"Eu blogo, tu blogas, ele bloga"

O modo de nos comunicarmos hoje em dia é muito diferente do que era no passado recente. As Medias Socias vieram definir novos parâmetros, novas regras, novas possibilidades.

Estatísticas apontam para que cerca de 5 milhões de contas lusas no facebook. Significativo, não é?  Lembro-me de ter lido que haviam cerca de meio milhão de sites empresarias.

"No final do 3T2012 existiam em Portugal cerca de 2,4 milhões de acessos à Internet fixos, mais 40 mil do que no trimestre anterior (+1,7 por cento). Em comparação com o trimestre homólogo do ano anterior o crescimento verificado foi de 6 por cento." (fonte, ANACOM).

Os consumidores procuram, muitas vezes,  informação nos sites das lojas antes de efectuarem a compra.  Uma pesquisa pelo Google diz-me que no mundo:

  • 555 milhões - Número de sites (Dezembro de 2011).
  • 300 million – Added websites in 2011. 300 milhões - Adicionado sites em 2011.
  • 1,2 triliões de pesquisas em 146 idiomas.

Um documento elaborado pela e-mail brokers (de Outubro de 2012) diz-nos que existem, e estão activos, 417.653 sites em Portugal. A esmagadora maioria (307.091) foram criados com intuito profissional. Na forma como se dividem, note-se ainda que pouco mais de sete mil são dedicados a serviços públicos, 24.054 são blogues e 17.097 são sites de comércio eletrónico. E que só 3,2% das empresas portuguesas estão no Facebook.




Para ver mais info sobre Blogs no mundo e em Portugal, acesse o Google ZeitGeist :

Existem várias  plataformas. Eu uso o Blogger. Talvez não seja a melhor. Mas, para quem vai começar, pode usar o WordPress.org, o Tumblr.com, entre outros.
 
Já todos sabemos que a comunicação hoje já não se faz apenas da Empresa para o Cliente. Ela também se faz no sentido inverso e muitas vezes, nasce nos Clientes.

Dado este novo paradigma, existem várias razões para que as empresas lancem um blog e o mantenham actualizado. Digamos, para já, que ter um blog desactualizado pode levaràs seguintes conclusões:

- A empresa já não existe!!!
- A empresa continua a fazer o mesmo e só o mesmo!!!
- Será que não cresce?
- Será que não investe?

 
Um blog desactualizado é como comprar um jornal antigo. Imagine que lhe dão um jornal de 1 de Janeiro de 2008. Que maravilha, o Sporting até não ia mal classificado.

Apresento 5 vantagens para a sua empresa ter um Blog.
 

1) Atrair futuros colaboradores

Cada vez mais a rotação de colaboradores é maior e a vida média das empresas é mais curta.

Por isso, a capacidade de uma Empresa atrair e reter colaboradores é cada vez mais importante. Esta é  tão boa quanto o talento que os seus colaboradores possuem e, sobretudo,  o quanto eles o colocam (ou conseguem colocar) em prática.

Ao proporcionar aos seus potenciais colaboradores uma imagem do que é feito na Organização, estão a comunicar com eles.  Diga-lhes que trabalhar nesta Organização pode ser uma oportunidade fantástica para crescimento pessoal.

Eles, novos colaboradores, com talento, virão até si. Pelo exposto acima, um blog pode ser uma boa fonte de recrutamento.
 
 
Enviar um comentário