Dever de Sonhar
Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre,
pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo,
eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E, assim, me construo a ouro e sedas, em salas
supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho
entre luzes brandas e músicas invisíveis.
Fernando Pessoa
Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
terça-feira, 18 de junho de 2013
Quotes - #26 - Marketing and sales
When it gets difficult is often right before you succeed.
Estou envolvido num projecto de mobilidade urbana. À medida
que estamos mais próximos do seu lançamento, novos problemas e questões se
levantam. Não que não estejamos focados no mesmo, mas uma nova visão sobre o mesmo vai sendo
construída e a Lei de Murphy é muito poderosa (e existe).
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64Http://www.linkedin.com/in/joaopmarques; http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa
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sábado, 15 de junho de 2013
Quotes - #25 Marketing and sales
Create something people want to share
A tecnologia permitiu esta mudança de comportamento. As medias socias são as ferramentas usadas para
o efeito. Conceitos como cloud, carsharing, carpooling, blogs, linkedin,
facebook , etc, são alicerçadas em partilha e fazem parte do nosso dia-a-dia.
A quantidade de conteúdos que se partilham na blogosfera é
imenso, quase infinito. Refiro os blogs, que muitas empresas não usam, são locais privilegiados de partilha e de
aprendizado. Ou fim ao cabo, de restabelecer contacto com todos os
stakeholders.
Outro fenómeno interessante é também a partilha de casas.
Vais para a minha; vou para a tua. E as pessoas não se conhecem. Há sites que
partilham esta troca
Veja-se também o carsharing. No seu início este modelo de
negócio consistia em comunidades que compravam um carro e partilhavam-no. Hoje em dia, graças à tecnologia, um carro
pode ser partilhado / usado por 10, 20…30 ou 40 pessoas.
Um sinal também óbvio que “ the times are changing “
em várias vertentes é também o facto de as empresas se organizarem e
estabelecerem em coworks.
Afastando-me um pouco da partilha simples, quem não se lembra como começaram as várias "primaveras árabes"?
Afastando-me um pouco da partilha simples, quem não se lembra como começaram as várias "primaveras árabes"?
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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sexta-feira, 14 de junho de 2013
Quotes - #24 Marketing and sales
Bill Gates
Ora aí está uma grande verdade. Um Cliente que se queixa pretende
ver resolvido um problema. Um problema que pode não ser só dele. Estas queixas
podem levar a melhoria no serviço, no produto.
Digamos que é um serviço inacabado de consultadoria, mas
gratuito.
Os Cliente que, pura e simplesmente, abandonam os
fornecedores, não devem voltar mais.
Um Cliente que vê o seu problema resolvido, pode até
tornar-se mais fiel.
Para mais alguns inputs, vejam http://jpmarques.blogspot.pt/2011/03/anseie-por-uma-reclamacao-ela-ser-lhe.html
João
Paulo Marques
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quinta-feira, 13 de junho de 2013
Quotes - #23 - Marketing and sales (conte histórias)
What makes
content engaging is relevancy.
Uma óptima maneira de ganhar a atenção do Cliente é
contar-lhe uma história. Nós ouvimos histórias a nossa vida inteira. Umas mais
credíveis, outras menos, umas de sonho e de encantar, outras sérias e
profissionais, umas interessantes, outras não, umas verdadeiras….
Mas sempre as fomos
ouvindo. Uma história deve ter princípio, meio e fim. Se tivermos a habilidade
de colocar o nosso Cliente (ou prospect ) nela, pode ser meio caminho andado para que
o possamos conquistar.
Lembram-se, caso tenham passado pela Universidade, de
professores em que não de dava pela aula passar. Já em outras aulas não parávamos
de olhar para o relógio. O mérito estava na capacidade do professor envolver os alunos. Lembro-me de alguns...
Num tempo em que cada vez mais a qualidade e a oportunidade dos conteúdos são a pedra de
toque da comunicação, torne-se (você como profissional e ser social) interessante, credível e prestável.
Apresento-vos em seguida alguns comportamentos desajustados e
inibidores. A prática, mesmo que não abusiva, destes 11 comportamentos, mesmo
que não todos, coloca-o, pelo menos, no
banco de suplentes.
1. Não escutar cuidadosamente o outro.
1. Não escutar cuidadosamente o outro.
2. Não
usar em excesso o “eu”.
3. Fazer só perguntas fechadas ou abertas.
3. Fazer só perguntas fechadas ou abertas.
4. Usar
e abusar de bengalas linguísticas.
5. Explicar
e “rexplicar”.
6. "Ajudar"
o Cliente, respondendo as suas próprias perguntas.
7. Fazer
perguntas vagas, ambíguas ou desinteressantes.
8. Não
perceber as respostas e explorar, erradamente, as mesmas.
9. Não
perceber que já temos as respostas que queremos e ocupar o Cliente.
10. Não
faça perguntas íntimas, sobre religião, política, sexo.
11. Sobretudo,
não faça perguntas que não gostava que lhe fizessem a si.
João Paulo Marques
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terça-feira, 11 de junho de 2013
Quotes - #22 - Marketing and sales
Caracóis |
Logic will
get you from A to B. Imagination will
take you everywhere
Albert
Einstein
Há vários exemplos. Recorro-me exemplos da nossa cozinha e petiscos,
os caracóis.
Impensável ser comido por alguns. Eu gosto bastante.
Lembro-me de uns amigos australianos que achavam estranhíssimo que nós nos
deliciávamos com tal pitéu. Após verem que, repetidamente, dia após dia,
comíamos esses moluscos
gastrópodes
terrestres, resolveram arriscar.
O que se passou em seguida? Passaram quase a pedi-los para o
pequeno almoço. Abandonaram, decididamente, o english breakfast.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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segunda-feira, 10 de junho de 2013
Quotes - #21 - Marketing and sales
Nothing influences people more than a recommendation
from a trusted friend
Mark Zuckerberg
Sem dúvida que conseguir referências (entenda-se não cunhas) é algo que ajuda em qualquer tipo de relacionamento. Quer (ele) seja profissional ou pessoal. Acrescento ainda que um deles pode levar ao outro e vice-versa.
Uma referência é uma carta entregue em mão.
Talvez possa ser interessante ler este meu post antigo
Como conseguir referências.
Mark Zuckerberg
Sem dúvida que conseguir referências (entenda-se não cunhas) é algo que ajuda em qualquer tipo de relacionamento. Quer (ele) seja profissional ou pessoal. Acrescento ainda que um deles pode levar ao outro e vice-versa.
Uma referência é uma carta entregue em mão.
Talvez possa ser interessante ler este meu post antigo
Como conseguir referências.
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