Conteúdos,
para que servem e como devem ser produzidos
“Marketing de conteúdo é um compromisso e não uma
campanha” John Buscall
Keywords:
Conteúdos, Gestão, Mensagem, Dicas
A simplicidade vale para o design, vale os conteúdos, vale para a vida. Aliás,
simplicidade deve ser aplicada nas várias etapas e tarefas da vida. Quem não
lidou já com pessoas complicadas? A isto acrescento lidar com pessoas que
colocam problemas ou defeitos em tudo, tudo o que não é deles.
Mas simplicidade não é sinónimo de pobreza, inferioridade ou escassez…
Veja-se o twitter e o que já foi despoletado com esses
140 caractéres…..até revoluções já aconteceram.
Uma nota cada vez mais importante tem que ser
transmitida às Empresas e ao seu comportamento na produção de conteúdos. Estes
não podem ser evasivos no seu contacto com os Clientes, Prospects, Público... (chamo
Público a todos aqueles que tomaram contacto com o conteúdo, mesmo que apenas com
o seu título, com as imagens ou pequenos excertos).
Por várias razões e, sobretudo pelo tipo de comportamento que cada vez é mais habitual no Público: estão quase sempre ou sempre ON. O facto de a todo o momento o Público poder receber conteúdos, faz com que conteúdos desinteressantes, muitas das vezes apenas publicitários, o comecem a cansar. Formatos evasivos podem levá-lo à revolta, a sentimentos negativos. Pior a experiência é quando estas mensagens nos telemóveis e estas nem sequer estão optimizadas para este tipo de aparelhos.
Além disso, qualquer mensagem só pode ser enviada, de acordo com a lei, penso que generalizada em muitos países, caso o consumidor a tenha autorizado.
Para marketing e todas as acções que envolvam conteúdos serem bem aceites pelo Público, exige-se que a mensagem, qualquer que ela seja, tenha interesse. No mobile, e sobretudo neste formato, a melhor forma de oferecer valor, criar relacionamento e não ser intrusivo, é oferecer conteúdo e valor.
Três dicas para melhorar os seus conteúdos:
- Utilize textos curtos. Caso sejam longos, organize-os em parágrafos, bullets, utilize bold, mas sem exageros. Use tudo o que facilite a leitura.
- Integre a estratégia mobile com as outras.
- Não exagere nas fontes.
Se é novo / novato nestas tarefas, seja ambicioso, mas não escreva muito e sobre tudo. Ganhe experiência. Verá que a sua “pena”, mais tarde ou mais cedo, vai ficar mais ágil.
Agora, trate de começar a “conteudizar-se”.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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@joaodavespa