Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo What I think, what I criticize, my texts, other people's texts, interesting information from the eighth column and others that I find funny (I hope). I'll add some photos and anything else that comes to mind. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - what you know is worth more than you think
domingo, 18 de outubro de 2015
sábado, 17 de outubro de 2015
Tips for Life - #127
The time it takes to make a
decision increases as the number of alternatives increases. — Hick’s Law
Estudos dizem-nos que temos dificuldade em hierarquizar listas
com mais de 7 hipóteses. Este dificuldade é ainda acentuada quando essa lista,
por si só, está baralhada. Falo de menus de restaurantes, onde os pratos de peixe
podem aparecer misturados com os de carne. Se anda por cima não estiver feita uma hierarquização por preços, geram-se
dificuldades em que uma escolha seja efectuada. O Cliente sente-se baralhado.
Há uma experiência feita numa mercearia com compotas. Quando
são expostas poucas compotas, os Clientes compram. Experimentam e compram. Quando são
expostas 20, 30…ou mais….o número de experimentos é gigante. Já o número de
compras é reduzidíssimo, inferior ao primeiro experimento. Conclui-se que os
Clientes ficam confusos com tanta oferta e não conseguem decidir-se qual a
compota a levar.
PS: A escolha do Homer dever ser apenas definir se leva e come 10 ou 20
PS: A escolha do Homer dever ser apenas definir se leva e come 10 ou 20
sexta-feira, 16 de outubro de 2015
quinta-feira, 15 de outubro de 2015
Tips for life #126
quarta-feira, 14 de outubro de 2015
Tips for Life - #125

É o
paradigma de muitas empresas. Sentadas no cadeirão e pensarem que são as
melhores. Quem se lembra da Kodak? Da Polaroid? Da Palm? Do Second Life? Não se
mexeram, não acreditaram…
Nem sempre a
acção é a melhor decisão. Mas uma inação constante e permanente….só é possível
e viável se fizer os melhores pasteis de nata do mundo…e vamos lá a ver.
Veja-se o
que se passa com a cafés / cafetarias modernas que estão a abrir. A receita
deles? Uma casa limpa, empregados treinados e motivados…nada que os cafés do
passado recente não pudessem fazer para eles próprios.
O Homer acreditou, mexeu-se e presidenciou-se
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