Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
quarta-feira, 18 de junho de 2014
terça-feira, 10 de junho de 2014
A EMPRESA MISTÉRIO / O FORNECEDOR MISTERIOSO
A EMPRESA
MISTÉRIO / O FORNECEDOR MISTERIOSO
Imagine que o seu
chefe já não precisa de ler o seu CV porque já lê o
seu blog. Este é o
espírito dos dias de hoje (BizRevolution).
Keywords: Cliente Mistério, Serviço, Vendas, Clientes, Tempo, Fornecedores
Começo por apontar alguns comportamentos
/atitudes que os Serviços, sejam eles quais forem, devem ter em conta quando
lidam com os Clientes (e que estes atribuem muito valor ou muito valor mesmo).
Num país em que as empresas,
empregados…profissionais por conta própria, tratam o Cliente na base eu quero,
posso e eu é que sei, relato uma história absurda vivenciada por mim. Um tal de
dono de um restaurante em que eu ia semanalmente (chamo-lhe de NicoTolo; quem
me conhece dos Olivais deve saber de quem falo) uma determinada vez, por eu lhe ter tido que o frasco do picante
tinha uma abertura exagerada, resolveu explicar-me, em voz alta, como eu devia
utilizar o condimento. Resultado: só me lembro dele para escrever…mas sobre
maus exemplos.
Não quero antes de deixar um ponto de vista, muito genérico e injusto, mas
que se baseia pela máxima popular “paga o justo pelo pecador”.
·
Os
Clientes querem que você faça quando diz que faz.
·
Os
Clientes querem que você os surpreenda favoravelmente.
·
Os
Clientes querem ter notícias boas de si para as poderem contar.
·
Os
Clientes querem justificar para si mesmos a escolha / preferência que lhe
dão.
·
Os
Clientes querem confiar no seu serviço/ produto, ao fim ao cabo, em si.
·
Os Clientes
gostam de ser bem tratados.
·
Os
Clientes querem ser lembrados e identificados quando entram no seu
estabelecimento.
·
Os Clientes gostam de ver os outros
Clientes bem tratados.
Se tudo o que eu escrevi acima funcionasse bem, não devia
ser (muito) necessário a utilização do recurso
Cliente
Mistério no mundo dos Serviços. Copio uma das definições que apanhei “O serviço de cliente mistério dá-lhe uma fotografia momentânea do desempenho das
suas equipas, da sua relação com o cliente, da sua orientação para o serviço e
de como implementam ou não os standards operacionais.”
Há casos em que os funcionários avaliados são despedidos,
casos em que são promovidos, casos em que são alvo de formação extra…o que deve
resultar, de certeza absoluta, é uma identificação de problemas e a sua posterior
resolução, total ou parcial.
Parece haver uma relação directa entre a importância deste
serviço e o crescimento das medias sociais. Também o público, entenda-se os
Clientes, são e estão cada vez mais exigentes.
As Empresas devem assim estar cada vez mais atentas a todas as variáveis
que existem no processo de compra / escolha
dos Clientes, desde o despertar da atenção, ao manifestar da intenção, indo
pelo desejo de compra e a acção final de compra. As novas (não tão novas) teorias, focam-se
ainda na qualidade de todo o processo e
no serviço pós- venda (podem ver um dos
processos ainda utilizados, mesmo que já incompleto para as exigências dos dias
de hoje, a AIDA, o que eu apresentei acima). Se as empresas, leia-se
prestação de serviços, errarem no serviço que prestam, rapidamente, esta avaliação
pode aparecer nas medias sociais e arrasar a reputação dela. Perde não só o
Cliente, como muitos outros (veja-se o caso do NicoTolo). Por isso, o Cliente Mistério, pode
ser uma variável importante na equação Serviço ao Cliente.
Importante também será na Empresa, sobretudo os que andam
pelas secretárias, irem para a rua, colocar as mãos na massa, falar com
Clientes, com a Concorrência, com quem não tenha nada a ver com o seu
negócio…falar, ao fim ao cabo. Não digo para ser um fala-barato.
Em determinada altura passou pela
minha vida profissional um DG que nos contava as suas aventuras de Sales Manager. No início pensámos todos
que iriamos ter nele um verdadeiro “abre a porta fria”. No entanto, as
histórias repetiam-se, sempre no interior do escritório…nada de sair conosco
para a rua. Estávamos perante um
Vendedor Teórico, um Chefe Virtual, …um Pinóquio da Gestão e das Vendas?
É importante que o tempo que
investe com os seus interlocutores não seja
percebido como um desperdício de tempo. Apresente-lhes proactivamente propostas
, seja um elemento diferenciador no meio da sua concorrência, mostre (o seu)
valor.
Mas também encontro o caso das empresas que são um completo mistério para os seus
Empregados e Clientes. Empresas que não comunicam as suas estratégias, que não
dão ou fomentam qualquer tipo de formação, que não estimulam o crescimento
pessoal e profissional dos seus colaboradores. Empresas que se preocupam mais
em parecer do que ser. Claro que, mais dia, menos dia, o Mistério deixa de o
ser, estas organizações desaparecem.
Empresas que não promovam a
Cultura Organizacional, o espírito de grupo, que façam mais nós
do que estimularem o NÓS
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
@joaodavespa @joaobeasii
terça-feira, 3 de junho de 2014
Dicas SmartSharing - #48
Think mobile friendly
When it comes to mobile marketing, the messaging has to be more concise. With users short attention span in the digital age, they are less likely to read a social post that is several paragraphs long compared to just a sentence. This philosophy should be carried out through all of your social channels.
How to increase engagement with social media
If you have a short message with a great graphic where a memorable character is giving away a compelling prize, you’ll see your interaction skyrocket! This will be the case on mobile or on desktop. Eventually, this will also lead to users becoming brand advocates for your social channels!
Read more at http://www.jeffbullas.com/2013/09/30/5-simple-tips-to-increase-engagement-with-social-media/#BvEbkq8zZEUmScoT.99
O SmartSharing por provocar contacto com fans, clientes, prospetcs...vai percebendo como calibrar as mensagens
Increase-engagement-with-social-media (by Jeff Bullas)
#2. Social personality
Creating social media posts for company on a daily basis can be a tough task. Obtaining engagement on all of those social media posts can be even tougher! Think outside of the box for a campaign that can create engagement while making your messaging more compelling to your audience.A relocation company recently created a mascot where the majority of the social messages will be coming from “Raffi The Relocator.” This has resulted in more engagement and fresh life for their social media channels.
If you are an individual trying to get your message out and don’t want to seem too “salesy,” create a caricature of yourself and promote the social message in this form. You’ll see more interaction and people will actually be talking about all of your latest posts!
Read more at http://www.jeffbullas.com/2013/09/30/5-simple-tips-to-increase-engagement-with-social-media/#e1yGBPyaFHtj46Bw.99
FESTA da CEREJA em ALFÂNDEGA DA FÉ e o SmartSharing
FESTA DA CEREJA EM ALFÂNDEGA DA FÉ
O SmartSharing, uma plataforma de
Medias Socias pertencente à Beasii, conjuntamente com a Câmara de Alfandega da
Fé, vão promover e animar a sua Festa da Cereja. Este evento já tem mais
de 30 anos de história e é um dos mais importantes realizados no nosso nordeste
transmontano. Vai haver música, muita animação e, claro, muita Cereja.
O evento realiza-se entre 6 e 8 de
Junho.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Tips - How to drive traffic to your blog (by Jeff Bullas)
1. Social media
The channels and networks you concentrate on will vary according to your business target audience. Lets look at the following tactics for building a global distribution network to reach prospects and fans.It’s like building your own media company.
Here are some tips for improving your organic Facebook reach by attracting more likes
- Ensure your profile and “about” tab is clear and linked to your “owned” portal that displays your credibility and expert content
- Run a competition that needs a “like” to enter
- Ask open questions with a photo in your Facebook updates
- Include a Facebook widget on your Website or blog in a prominent position that can be “liked” without visiting Facebook
- Link to your Facebook page in your emails and newsletters
- Create a custom tab using an app like Shortstack that provides free premium content for a “like”
- Promote your content on Facebook to your Twitter followers by tweeting
- Update your Facebook page several times a day
- Provide a prominent icon on your blog or website that links to Facebook
- Include your Facebook links on your free ebooks
Read more at http://www.jeffbullas.com/2014/06/02/64-tactics-to-drive-traffic-to-your-blog/#Mw5XG03ufGbe3wOr.99
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