Gestão | Vendas | Marketing | Histórias | VESPAS | Coisas boas e um pouco de tudo O que penso, o que eu crítico, os meus textos, textos dos outros, informações interessantes de oitava coluna e outras que eu acho engraçadas (I hope). Junto algumas fotos e tudo o mais que me vier à mona. Content by myself and some other stuff. email:joaodavespa@gmail.com / joao@jpmconsultores.pt Quotes: - If you think education is expensive, try ignorance - What you know is worth more than you know
sexta-feira, 19 de setembro de 2014
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
AS VENDAS E OS SERVIÇOS TÊM AROMAS . ESPERA-SE QUE SEJAM BONS
AS
VENDAS E OS SERVIÇOS TÊM AROMAS .
ESPERA-SE QUE SEJAM BONS
Os impostores são pássaros de voo curto…(espera-se).
Keywords:
serviço, vendas, promessa de valor, aromas, más experiênciasfrom QR Codes Kill Kittens |
Comprar, seja o que for, é um acto que carece de confiança.
A compra implica uma entrega de dinheiro. Cada um adquire o
que para ele representa a melhor escolha. Não que esta venha a ser a escolha correcta. Mas foi a escolha.
Nesse momento pareceu-nos a melhor ou a possível.
Para tentar obviar estes estes problemas e para ficarmos de
consciência, digamos que, tranquila, analisamos, comparamos, falamos com a nossa consciência, apelamos às
nossas emoções passadas, presentes e projectamo-las no futuro, olhamos para a
carteira, para a utilidade e funcionalidade…e tomamos uma decisão.
O que acontece? Uma de 4 soluções.
Compramos! Não compramos! Adiamos a compra! Compramos outro
produto!
Cada compra, podemos dizer, é um desafio novo. O que
queremos mesmo é que a nossa decisão seja a correcta. Não nos queremos enganar;
não queremos ser enganados.
Por esta razão, por muitas outras razões…suspeitas ou
insuspeitas, previsíveis, imprevisíveis, uma compra é como que uma promessa de valor. Quando fica
aquém do esperado, pode resultar numa péssima experiência. Uma imagem que fica retida no comprador (NÓS), sobre a empresa vendedora e sobre
o vendedor (os outros).
Independentemente do canal que venha ser
usado. O que pode resultar? Quebra de
confiança. Dificuldade em efectuar uma
nova compra. Dizermos que se trata de uma má experiência ou de um mau
fornecedor. Fornecedor que podemos passar a [deletar].
Uma marca que respeitamos, não falando das Apples ou BMW´s que
admiramos (talvez) pela sua capacidade de inovação e pela a aspiração que alguns dos seus produtos nos provocam, tem a
ver, repetindo-me, com a confiança que ela nos dá, muitas vezes superando as
nossas expectativas. Também a confiança é-nos transmitida quando, ao nosso
lado, vemos que o Fornecedor resolve o problema do Cliente…quando este último é
bem tratado … Imaginemo-nos num estabelecimento comercial, seja ele qual for,
e, ao nosso lado, vemos e assistimos a um péssimo serviço (independentemente de
termos sido ou não já servidos). Vontade para voltar? Talvez não exista.
Num mundo cada vez
mais plano (lembrei-me do
livro do Thomas Friedman), num
mercado cada vez mais conectado, com os negócios cada vez mais competitivos,
cada Pessoa, cada Empresa, cada Vendedor, pode ganhar um poder imenso. Uma boa experiência pode correr o mundo; uma
má experiência correrá bem mais depressa o mundo e com efeitos inesperados e
incontroláveis.
Explico o porquê deste texto? Tem a ver com o passado, com o
presente e com o futuro. O passado devido a algumas péssimas experiências. O presente por me ter sentido enganado num site de compra de vouchers. O futuro…para alertar alguns sobre o poder do bom serviço tudo o que ele significa e proporciona.
Pode ser por isso que tomamos café sempre no mesmo estabelecimento;
que almoçamos quase sempre no mesmo restaurante; que compramos o jornal sempre
no mesmo quiosque.
Para aqueles que andam mais familiarizados com os termos
financeiros, falo-lhes do VALS (valor actualizado líquido do serviço)….ou do
aromaserviço…o aroma do bom serviço.
Remato com: quem quer que você seja, quanto dinheiro tenha, que carro
conduza, a quantidade de followers ou likes que apresente nas medias socias, não se esqueça de que a qualidade
de um bom serviço e as boas maneiras que coloca nos seus relacionamentos , são
sempre valores apreciados e que não se esquecem. Caso o seu comportamento passe
por defraudar os Clientes, os seus Colegas ou os seus Funcionários, pode ter
muito de tudo…mas o tapete da entrada do seu negócio não vai ser usado.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
http://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa @joaobeasii
Haapy Clients = Loyal Clients
domingo, 31 de agosto de 2014
(DES)POLÍTICAS DAS EMPRESAS
(DES)POLÍTICAS DAS EMPRESAS
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Feedback
não é uma opção. É uma obrigação da gestão
Keywords: mau
serviço, política da empresa, clientes, políticas comerciais, vendas
Recentemente tenho recebido uns telefonemas de uma companhia
de seguros. Foi um amigo que me indicou a essa companhia. Eles têm uma campanha
para motos e como eu ando de moto…podia ser um possível Cliente. Ligou-me
algumas vezes e eu sempre estava ocupado. Na primeira vez pedi-lhe que mandasse
a proposta por email. Responde-me: é
política da empresa. Não podemos
fazer isso. Tenho que falar consigo. Estranho….e como veio de um amigo, como
também andei e ando pelas vendas, lá vou respeitando o trabalho dele. Ainda não
falámos.
Recentemente tenho recebido uns telefoNOSnemas de uma operadora. Estão a oferecer-me isto e aquilo.
Sempre que me ligaram, estava ocupado. Peço-lhes que mandem a informação por
email. Dizem-me que não podem. É política
da empresa.
Não muito recentemente fiz algumas críticas e pedi uma nova
proposta a uma outra oPTeradora de
telecomunicações. No site e nos emails não me respondem. Nos seus balcões dizem-me
que não recebem queixas ou pedidos…que é a política
da empresa.
Recentemente pedi um orçamento a uma gráfica. Como tinha
dificuldade de identificar o papel a usar, mando-lhes um email com o pedido.
Recebo como resposta um, digamos,
extenso email….explicando como aceder a plataforma. Resposta ao orçamento,
NADA. Dicas de que papel usar, Nada. Deve ser política da empresa não responder a pedidos e esclarecer dúvidas.
Isto do Cliente ser confrontado com uma resposta típica,
clara e inconclusiva…é a Política da
Empresa deixa-me a pensar em algumas políticas.
Não deverá ser Política
da Empresa ouvir o Cliente e tentar facilitar-lhe a vida? Será que quem
emana essas políticas tem contacto com os Clientes? Já andou na vida comercial?
Será que em assuntos em que os Clientes ou Prospects, mesmo quando são as empresas a tomar a iniciativa, uma resposta
como .. É Política da Empresa é a
melhor forma de agradar?
A política da minha
(auto)empresa passa por tentar deixar os Clientes confortáveis e confiantes
no meu trabalho.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
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sábado, 30 de agosto de 2014
Os flyers e o meu Jaguar E
Os flyers e o meu Jaguar E
"O que mata uma
doninha é a publicidade que faz a si própria.", Abraham Lincoln
Kyewords: flyers, regras, publicidade, desperdícios
Nesta prosa há uma mentira. Desafio que a adivinhem.
Falo-vos dos flyers São um meio de comunicação muito utilizado. Há
determinados países, nomeadamente o Brasil, quem consiga algum sustento pela
distribuição dos panfletos.
Mas mudo-me para cá, para Portugal.
Raramente dou atenção a eles, aos flyers. Apenas quando procuro recolher alguma informação, apanho
flyeres, postais, brochuras…apanho tudo….e tudo vai para o lixo depois.
Os que o usam esta forma de publicidade podem até pensar que
se trata de Marketing de Guerrilha….mas é Lixo Urbano.
Enchem a nossa caixa de correio (na minha está escrito “Não Colocar Publicidade”…e não é respeitado.). Muitas vezes encontro vários panfletos
do mesmo no correio…coladinhos. …percebe-se que foram colocados aos magotes. Noto que uma
caixa de correio com muita papelada é um sinal de que a casa está
desabitada…por isso…um chamariz para a ladroagem.
Várias vezes apanho-os espalhados pelo hall da entrada do prédio. Porquê? Porque são colocados pela fresta da
porta…boa imagem para a empresa (asseguro-vos que costumo escrever Empresa com
E grande) que está a ser publicitada.
Outra utilização interessante
é nos carros. De Verão, de Inverno, com
sol, com chuva, no vidro da frente, no vidro de trás, na porta, no puxador...
Aqui entra o meu Jaguar E. Deparo-me, várias vezes, com
publicidade evasiva no meu carro. Como não deito papeis para o chã, vou
guardando-os. Eu passo a guardar o lixo deles. Como sou meio que distraído, algumas vezes
ligo o para brisas com tal papelada lá exposta…uma sujice
Numa altura em que existem vários meios e ideias para
cativar Clientes…o pessoal a desperdiçar dinheiro nesta papelada....
Sugiro:
- · Um bom serviço – sempre foi uma boa ideia
- · Uma eventual promoção – empresas de vouchers
- · Uma recolha de emails nos estabelecimentos – crm e o seu poder
- · Um horário mais alargado – os dias são cada vez maiores, notaram?
- · Uma entrega em casa – cada vez há menos tempo, ah pois é
- · Um cartão de fidelização – há que comunicar e fidelizar os Clientes
Pode, pelo menos, se os quiser manter, usá-los, mas dando
mais do que uma mera informação a dizer que existem no local X...pode oferecer
uma experiência no seu estabelecimento contra a entrega do respectivo flyer.
Mas fica-se com um ou dois conselhos:
- · Não use flyers no tempo de chuva.
- · Não use mesmo flyers.
Mas como a vida é para ser levada quebrando-se regras. Eu uso flyers!!!
Quando? Quando fazemos acções de captação de crianças (espero futuros jogadores
de rugby) para o Clube de Rugby São
Miguel. Nestas ocasiões entregamos sempre
flyers.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
@joaodavespa @joaobeasii
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Colaborações inter e extra empresa
Colaborações inter e extra empresa
Basicamente,
a Gestão significa influenciar a acção. Gestão é sobre ajudar as organizações e
as unidades
fazerem o que tem que ser feito, o que significa acção (Henry Mintzberg)
Pergunto: É mais fácil que colaboradores da mesma empresa
entre si ou é mais fácil que funcionários de empresas diferentes, mesmo
concorrentes, o façam?
A resposta pode levar a que consideremos a primeira parte da
pergunta a certa. Nem sempre é assim.
Muitas vezes a cultura organizacional parece não estimular
colaborações….muitas vezes os
funcionários parecem não apreciar e acreditar em colaborações…tantas vezes a
pressão que existe nas empresas não abre espaço para estes comportamentos….algumas
vezes não existe empowerment
para que este comportamento apareça ou continue a desenrolar-se.
É uma pena que assim seja. Mas o facto de este tipo de
parcerias, colaborações, entreajuda ou lá o que lhe queiram chamar nasça fora
da Empresa, pode ser um meio e um caminho para que se potencie o poder da
colaboração.
A constituição de Centrais de Compras, de cursos de formação
específicos, a troca de experiências, o networking, branding sectorial e
regional, optimizar recursos escassos como tempo, dinheiro…são factores que
devem ser sempre pensados para trabalharmos com a nossa concorrência.
Nesta altura em que os mercados são gigantes, as inovações
aparecem com muita frequência, etc…há que estimular as colaborações.
Um bom exemplo disso, no nosso mercado, é a Associação do Calçado,
a Associação da Maçã de Alcobaça…e
muitas outras. Mas muitas mais deveriam existir.
João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.http://www.linkedin.com/in/joaopmarques
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