sábado, 22 de junho de 2013

Quotes - #28 Marketing and Sales

Saleiro
Think like a customer.

É muito difícil conseguirmos ter vários chapéus. O do consumidor, o do inventor, o do investidor…O exercício de ser cozinheiro e ir à mesa do consumidor é fundamental para saber a quantidade o sal e pimenta que usar.

Um exemplo próximo de todos nós é o café. Começámos a beber café de saco, posteriormente apareceram as máquinas de expresso. Hoje em dia temos uma panóplia de receitas de café (até bife com molho à café) Vejam estas receitas!!!


O que aconteceu: as empresas começaram dialogar com os Clientes. As medias sociais – blogs, facebooks, linkedins e outros – permitem também uma aproximação, quase one to one, entre um lado e o outro, entre Cliente e Vendedor.

PS: Fico sem saber quem é o Sal. Se o Spock, se o Capitão Kirk

João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
joaodavespa@hotmail.com; Skype: joaomarques64Http://www.linkedin.com/in/joaopmarqueshttp://jpmarques.blogspot.com
@joaodavespa

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Quotes - #27 - Marketing and Sales


Do not be embarrassed by your failures, learn from them and start again

Richard Branson


Fail, but fail fast. Penso que quem afirma isto é o Dave Kerpen.

Independentemente da autoria, é importante não ficar agarrado a estratégias erradas, produtos desajustados ou com os quais se possui uma relação emocional (e não racional). Igualmente, em determinados projectos ou negócios não conseguimos ter toda a informação de mercado que julgamos ser indispensável para o seu lançamento.

A falta de alguma informação / dados, sejam eles quais forem, não deve ser impedimento da entrada do negócio no mercado, o tal de Time to Market. O afinar do serviço pode e deve ser feito através do contacto regular e crítico com o mercado e com os Clientes. Os inputs retirados deste trabalho farão do seu serviço um melhor serviço.



Como se prova pela imagem à "esquerda", muitos dos erros têm solução.  Estes dois agora verificados são resolúveis. 


João Paulo Marques
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quarta-feira, 19 de junho de 2013

A minha família - A minha mãe e o meu pai

Pai, faz hoje  dois meses que foste ter com a mãe.
Quero dizer-vos que as coisas por aqui estão a caminhar  bem.  Que não se preocupem.  Que nunca mais perdi ou esqueci-me das chaves.  Que tento não acumular jornais.   Que há uns projectos que parecem querer arrancar. Que continuo a acordar cedo. Que tenho cuidado quando ando de moto.
Outro dia estive em VRSA.  Pena que a mãe nunca tivesse conseguido ir à  nossa casa. Mas vais agora contar-lhe mais pormenores da  VRSA  e da nossa casa.. Como está mudada VRSA, comparando com os tempos em que íamos  lá os três. Lembro-me bem como gostavas de lá
Estive em alguns restaurantes em íamos os dois. O Baixa Mar, em Santa Luzia, foi um deles. Mantive aquela conversa longa com o Paulo. Aquela que ele sempre dedicava a nós.  Ele ficou surpreso com a notícia. Aliás, todos ficaram….viam-te sempre animado com a vida. Aliás, tu e a mãe sempre estiveram bem com a vida. Mesmo quando tudo indicava que ela parecia não estar do nosso lado.
Para além das saudades que vou tendo dos dois, vou lembrando-me do bolo de carne da mãe. Nunca mais comi um assim. Ela não desconfiava. Mas era tão bom que eu fazia sandes com ele. Mas também as sopas que tu fazias. Esta também é uma das novidades…pôr em prática o que está nos vários livros de culinária que temos.
Há mais coias boas…coisas boas que vão acontecer aqui, por cá, comigo.

Um beijo aos dois. Saudades cá de baixo. 

terça-feira, 18 de junho de 2013

Dever de sonhar

Dever de Sonhar

Eu tenho uma espécie de dever, dever de sonhar, de sonhar sempre,
pois sendo mais do que um espetáculo de mim mesmo,
eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso.
E, assim, me construo a ouro e sedas, em salas
supostas, invento palco, cenário para viver o meu sonho
entre luzes brandas e músicas invisíveis.

Fernando Pessoa

Quotes - #26 - Marketing and sales


When it gets difficult is often right before you succeed.


 Porque também começamos a perceber o negócio; começamos a ligar as pontas; estamos mais focados no negócio; a relacioná-lo com outros negócios e a perceber eventuais parcerias.

Estou envolvido num projecto de mobilidade urbana. À medida que estamos mais próximos do seu lançamento, novos problemas e questões se levantam. Não que não estejamos focados no mesmo,  mas uma nova visão sobre o mesmo vai sendo construída e a Lei de Murphy é muito poderosa (e existe).

 
João Paulo Marques
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sábado, 15 de junho de 2013

Quotes - #25 Marketing and sales

Create something people want to share

A tecnologia permitiu esta mudança de comportamento.  As medias socias são as ferramentas usadas para o efeito. Conceitos como cloud, carsharing, carpooling, blogs, linkedin, facebook , etc, são alicerçadas em partilha e fazem parte do nosso dia-a-dia.

A quantidade de conteúdos que se partilham na blogosfera é imenso, quase infinito. Refiro os blogs,  que muitas empresas não usam,  são locais privilegiados de partilha e de aprendizado. Ou fim ao cabo, de restabelecer contacto com todos os stakeholders.

Outro fenómeno interessante é também a partilha de casas. Vais para a minha; vou para a tua. E as pessoas não se conhecem. Há sites que partilham esta troca

Veja-se também o carsharing. No seu início este modelo de negócio consistia em comunidades que compravam um carro e partilhavam-no.  Hoje em dia, graças à tecnologia, um carro pode ser partilhado / usado por 10, 20…30 ou 40 pessoas.

Um sinal também óbvio que “ the times are changing “ em várias vertentes é também o facto de as empresas se organizarem e estabelecerem em coworks.

Afastando-me um pouco da partilha simples, quem não se lembra como começaram as várias "primaveras árabes"?

 
João Paulo Marques
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sexta-feira, 14 de junho de 2013

Quotes - #24 Marketing and sales

Your most unhappy customers are your greatest source of learning

Bill Gates

Ora aí está uma grande verdade. Um Cliente que se queixa pretende ver resolvido um problema. Um problema que pode não ser só dele. Estas queixas podem levar a melhoria no serviço, no produto.

Digamos que é um serviço inacabado de consultadoria, mas gratuito.

Os Cliente que, pura e simplesmente, abandonam os fornecedores, não devem voltar mais.

Um Cliente que vê o seu problema resolvido, pode até tornar-se mais fiel.



João Paulo Marques
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