sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Retomei o meu blog

Blog 



 "eu blogo, tu blogas, ele bloga"


Uma das estratégias mais eficientes quando falamos em baixo custo e excelentes retornos é, sem dúvida, o Marketing de Conteúdo.

Para isso, o ideal, é ter uma plataforma para publicar esses conteúdos, como criar um blog, e, assim, disponibilizar materiais e artigos relevantes sobre a sua área de atuação.

Produza conteúdo relevante, que ajude a sua persona a solucionar um problema ou aprender sobre diferentes assuntos, assim, você torna-se uma referência na área.

Além disso, por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), consegue destacar a sua marca nos complicados mecanismos de busca,  atrair mais visitantes, e sem gastar nada.

Tenha presente que um blog é como uma loja de e-commerce.  Não há horários para ser visto e receber comentários. Está sempre de porta aberta.  O seu blog pode chagar a leitores improváveis, a muitos desconhecidos,  a vizinhos ou a quem se encontra nos seus antípodas.

Mas qual a razão de escrevermos num blog? Podemos escrever num blog por vaidade, para poder partilhar conteúdos empresariais ou pessoais, porque não temos dinheiro ou não sabemos fazer um site, pelo facto de não conseguirmos ter uma coluna de opinião em um qualquer jornal,…Mas também escrevemos num blog porque queremos aprender.

A produção regular de conteúdos no seu blog e a probabilidade de outros sites colocarem links no que escreve (e vice-versa), ajuda o seu blog a posicionar-se melhor no Google World. Consegue assim receber mais visitas orgânicas, mais tráfego.

Tudo isto de forma gratuita!!!

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

De costas num burro, de costas para o Cliente

 

Nasrudin, de costas para os Clientes

 

Um dia, Nasrudin e seus alunos estavam a caminho da escola.   Ele ia sentado de costas no seu burro. “Nasrudin”, perguntaram-lhe: “Por que você vai assim sentado? Não é desconfortável?”

“Se eu me sentar do outro lado”, ele respondeu, “vocês todos estariam atrás de mim e não ficaríamos cara a cara. Andar deste jeito é melhor.”

 

Ou seja, encare os seus Clientes e os seus Colegas, seja qual for a situação ou a posição hierárquica.


O contrabandista Nasrudin

NASRUDIN, o Contrabandista


Uma pequena história sobre a importância que a observação e os detalhes devem ter. 


O contrabandista Nasrudin
 

Volta e meia, Nasrudin atravessava a fronteira entre a Pérsia e a Grécia montado no lombo de um burro. Passava sempre com dois cestos cheios de palha e voltava sem nada, arrastando-se a pé. O guarda fronteiriço, sempre que ele passava, procurava por contrabando, o que nunca encontrou.

Anos mais tarde, com uma aparência cada vez mais próspera, Nasrudin mudou-se para o Egito. Lá encontrou um dos guardas da fronteira.
-
Diga-me, Mullá, agora que você está fora da jurisdição grega e persa, instalado por aqui nesta vida boa - o que é que você contrabandeava, e que nunca conseguimos pegar?
- Burros
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quarta-feira, 10 de agosto de 2022

FERNANDO CHALANA, o mago, e o Clube de Rugby do São Miguel

 

Chalana


Hoje todos nos lembramos do Fernando Chalana. Foi, sem dúvida, dos maiores talentos que pisaram os relvados no mundo…não, não estou a exagerar. Nos anos 80 foi.

Pena que ele não jogasse de verde…mas mostrava a sua arte sobre o verde.

Mas vamos a uma história diferente sobre ele.

Lá pelos anos 80, com o Chalana a recuperar de uma lesão, eu acho, ele foi ao Estado Universitário a um dos treinos do Clube de Rugby São Miguel.

Estávamos todos contentes…e não é que o homem resolve chutar aos postes com aquela bola estranha.

Não falhou um!!!


Clube de Rugby São Miguel


TRATE BEM OS OUTROS - Secretárias, Telefonistas, Porteiros, Vizinhos...

 

Trate os outros com respeito 
 


TRATE BEM OS OUTROS - Secretárias, Telefonistas, Porteiros, Vizinhos

 

Obstáculos difíceis de ultrapassar, é o que são. Mas eles estão a fazer o seu serviço. Filtrar, impedir, tirar informação prévia, seja lá o que for. Muitas vezes é difícil lidar com tantos nãos. Mas será que a nossa abordagem foi a mais simpática, educada e respeitosa? Será que nos explicámos bem?

Há que ir tentando e sempre de modo simpático e educado.

Uma boa conversa com o porteiro / segurança pode permitir-nos saber horários dos nossos prospects empresas que estão residentes no edifício, etc.

Sobretudo, após conseguir a dita conversa ou informação, não deixe cair a simpatia que teve. Nem todas as pessoas são empáticas ou engraçada, mas todas podem e devem ser educadas e respeitosas.

Não posso deixar de partilhar duas histórias:

1-   Antes de a WWW estar disseminada tive um problema de incobrabilidade com um Cliente. Simplesmente ele "fugiu" e não disse para onde. Percorri os cafés das redondezas do escritório dele e lá soube para onde se tinha mudado. Cheguei à informação que queria e dirigi-me ao refúgio dele. Lá tomei mais um café no estabelecimento do largo e entabulei conversa com o dono.

Fiquei a saber onde ficava.

Lá fui eu bater à porta…Olha quem está aqui. Esta história foi por demais engraçada.

 

2 – Faz muitos anos estava num processo de recrutamento para uma multinacional estrangeira. As entrevistas, que foram algumas, eram após as 18. Fui uma, duas,,,até que ganhei confiança com a secretária e perguntei-lhe: quantas pessoas é que ainda andam.

Resposta: nenhuma, só você.


Agora migrando para os negócios. Não peço que sejam plásticos, mas tratar terceiros com respeito e educação é um dever. 

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

CIM DO OESTE

CIM do Oeste 

O CIM do OESTE é formado por 12 Municípios: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço, e Torres Vedras. 

 Estes 12 municípios têm 89 freguesias e uma população superior a 360.000 habitantes. Torres Novas, Alcobaça e Caldas da Rainha são os municípios mãos populosas; Óbidos e Sobral de Monte Agraço as menos populosas. 

Este CIM tem a sua sede nas Caldas da Rainha. Localiza-se na proximidade da Área Metropolitana de Lisboa, sendo as principais actividades económicas a economia do mar, o sector agroalimentar e o turismo.

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

DICAS DE GESTÃO - #10 – Os melhores Clientes

 

Os melhores Clientes 

#10 – Os melhores Clientes

 

Os Melhores Clientes são aqueles que são mais exigentes, que exigem prazos mais rigorosos, , que exigem, muitas vezes, trabalhos extra, mas que nos respeitam e pagam mais caro.

 

Os Melhores Clientes muitas vezes têm orgulho em mostrar o trabalho que acabaram de mandar fazer e, simultaneamente, gostam de mostrar e identificar que trabalham com os melhores fornecedores.

 

Os Melhores Clientes não se conquistam todos os dias; não se conseguem os Melhores Clientes a trabalhar para os piores clientes.  Os piores clientes podem ficar contentes em ter o serviço mais barato, não costumam querer algo diferenciado ou personalizado.

 

Para conquistar os Melhores Clientes tem que se mostrar como sendo o Fornecedor que eles querem ter. É um trabalho difícil, exige tempo, paciência, alguns nãos (deles e seus), mas compensará.

 

Comece esta jornada, de conquistar os Melhores Clientes,  com um atendimento de excelência e termine com uma pós-venda de acordo com todo o processo anterior, de excelência.

 

Toda a sua equipa deve estar imbuída do seguinte: fazemos um trabalho de excelência para os Melhores Clientes, que são os nossos.