quinta-feira, 6 de junho de 2013

Quotes - #17 Marketing and sales

Nine out of ten businesses fail; so I came up with a foolproof plan — create ten businesses


Podemos acrescentar:
a)      não esmoreça.
b)      pense, faça, lance, refaça, lance outra vez. Um pouco como a teoria do monopólio. Pode sempre voltar à casa da partia.

Procure receitas de bacalhau Há várias. Umas muito elaboradas; outras menos. Eu prefiro o bacalhau cozido, com azeite e alho. Há negócios simples. Pode não valer a pena complicar. Mas há sempre uma outra opção de olhar para o serviço, para o mercado. 


Não deve ser teimoso com a estratégia escolhida ou deixar-se "enganar" por questões emocionais. Existem custos afundados,  estes não devem ser o suporte da sua decisão de continuar.  


João Paulo Marques
O tempo não pára, não pare você também.
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quarta-feira, 5 de junho de 2013

Quotes - #16 - Marketing and sales

Farol de Vila Real de Santo António
If everything seems under control, you’re just not going fast enough.

Mario Andretti

Não é necessariamente assim. No entanto, o facto de amolecermos no estabelecimento de objectivos e acharmos que tudo o que está bem, faz com que tudo possa ficar, de repente, pouco atentos, pouco espertos  e que os processos passem a correr mal.

O facto das empresas não investirem, não se actualizarem, pode / faz...com que percam competitividade.


João Paulo Marques
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Think before you print. Think before you replay.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Quotes - #15 Marketing and sales

If plan “A” fails — remember you have 25 letters left - Chris Guillebeau



Podemos não acertar à primeira, o que acontece a mior parte das vezes. Mas podemos acertar lá mais a frente. Há um fine tunning permanente que pode e deve ser feito.

Lembro-me de ler sobre o  lançamento / entrada da Honda (motos) nos Estados Unidos. Anos 60 do século passado. Eles quiseram entrar com motos de grande cilindrada. O mercado americano era assim. Apenas big bikes. Reinava a Harley Davison   e a Triumph, mas afastada.

Os japoneses tinham motas grandes e  mais  baratos. Mas, na altura, eram menos ajustados ao tipo de uso feito na américa. Os americanos faziam grandes viagens. As motas japoneses tinham alguns problemas a responder a este desafio. Pingavam óleo. Tinham que ser arranjadas no Japão. Toda a margem conseguida na venda esbatia-se no serviço de reparação

Mas a operação nipónica tinha, apenas para serviço da empresa, umas motos mais pequenas.
A operação das motos de grande cilindrada corria mal.  Um dos gestores, um dia, para combater a frustração com os resultados, foi fazer um cross com uma das suas motos mais pequenas.

Gostou da experiência e resolveu convidar os seus colegas para uma nova experiência. Todos gostaram. Mas, o mais importante, foi que, sem terem nada planeado, tiveram público. Quando acabou o “passeio” foram interpelados pela assistência. Esta  perguntou-lhes onde se vendiam as motas.

A resposta foi: não estão a venda; não temos para vender. Tinham uma estratégia e não a queriam abandonar. As motas de grande cilindrada

Só com muita insistência por parte de muitos americanos que queriam comprar as motos mais pequenas , a Honda começou a vender nos states estas motas de mais baixa cilindrada.

Não só a Honda percorreu algumas letras do abecedário, como também teve de alterar a sua estratégia.

Muitas vezes a solução do sucesso está na embalagem, num subproduto ou numa abordagem diferente. Neste caso estava, digamos,  num subproduto, as motos que eles não comercializavam nos states.

Mostra-se que vale a pena tentar e nunca deixar de olhar para o que nos envolve.


João Paulo Marques
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PS: Não era este modelo, mas não interessa.
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quarta-feira, 29 de maio de 2013

Imprevisibilidade (ou a saudade de um Verão)

Cacela / Praia do Costa
Imprevisibilidade (ou a saudade de um Verão)

Cresci a saber que o dia tem 24h. Que o sol nasce de manhã; que se põe à tarde.
Que temos 4 estações. Que a boa para ir à praia é o Verão. Que as férias grandes estavam à porta. Que era a altura em que eu podia jogar à bola o dia todo. Que o relógio nessa altura apenas tinha o ponteiro do cansaço.  

Mais uma série de regras e comportamentos de boa educação que nos ensinaram em casa, na escola e com as pessoas que nos estavam mais próximas.

Que dentro de certos parâmetros, devemos ter uma vida mais ou menos previsível. Uns gostam mais de previsibilidade; outros menos. Diferenças saudáveis.

Uns que escrevem com a mão direita; outros com a esquerda, como a minha mãe. Ela fazia tudo com a esquerda, excepto escrever. Regras do ensino da altura.

Chegamos aos tempos de hoje. 28 de Maio de 2013. Faz frio e chove. O governo também diz uma coisa, faz outra e depois reconsidera. O ministro da economia diz uma coisa: o ministro das finanças faz outra, anulando a anterior.

O planeamento fiscal não existe. O que se vai passar em 2014 …não se sabe ainda. Tampouco se sabe o que vai ser o final deste ano (bem pior ou não).  Que a gasolina sobe e desce em todas as insígnias e na mesma altura. Que se percorre autoestrada e o combustível, curiosamente, tem os preços iguais em todos os postos.

Na final da taça de Portugal de futebol os jogadores de uma equipa parecem não conhecer o nosso presidente. Não o cumprimentaram na entrega das medalhas da sua honrosa presença (digo isto sem qualquer humor). E que o  director da respectiva federação nada fez para remediar a gaffe. Talvez porque o nosso presidente actua na sua, muito própria,   twilight zone. Acrescento também que alguns comentadores de futebol que a TV apresenta tinham lugar nos circos romanos. Para serem comidos pelos leões (sem qualquer referência ao meu clube). Só para aquecer a multidão.  

Por outro lado,  temos o  Zezé Camarinha e o Castelo Branco, entre outros,  a entrarem-nos pela televisão a dentro. Ao que acrescento, a darem-nos conselhos de vida. E há quem os escute e siga.

Não vejam nisto uma saudade da minha parte das políticas do passado (só do tempo em que o Sporting ia ganhando uns campeonatos). Apenas tenho dificuldade em reconhecer qualquer tipo de mérito àqueles (alguns ou muitos) que mexem os cordelinhos na nossa sociedade.

A isto tudo junto o medo que tenho ao saber que eles, os tais dos cordelinhos, podem ter mais uns 15 a 20 anos de esperança de vida no activo. Hoje li que a esperança de vida anda pelos 80.  Pior, já andam a deixar descendentes, como Batman e Robin.

Isto tudo deve ser por estar a ficar mais velho.


Sudades do Verão


Quotes - #14 - Marketing and sales

Design is intelligence made visible.


Toda a atitude inteligente e provida de bom senso sobre os serviços, qualquer que ele seja (digo serviços porque tudo se pode tornar um serviço), resulta num meio caminho percorrido para o sucesso.

Aliás, o facto de tornar o seu produto num serviço, pode fazer com ele seja único. Tudo o que de bom sabe fazer e quer aprender a fazer, pode ser colocado no seu serviço. Este modo / processo, pode ser o meio de tornar o seu serviço visível.


João Paulo Marques
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terça-feira, 28 de maio de 2013

Quotes - #13 - Marketing and sales


What really decides consumers to buy or not to buy is the content of your advertising, not its form.

David Ogilvy
Há packs de serviços que, ao analisarmos o produto, percebemos o serviço envolvente – embalagem, comunicação, distribuição e outro – é muito melhor. Recentemente confrontei-me com um conceito novo de restauração que por cá apareceu, a Padaria Portuguesa. A embalagem e a proposta são muito atraentes. Avaliem o produto….

O mesmo existe no nosso mundo pessoal.  Veja-se o que acontece com as “nossas primeiras impressões”. Condicionam (ou podem condicionar) o nosso comportamento, pelo menos, numa primeira fase.  


Um profe que tive dizia em relação à restauração:”  um restaurante devia convidar o  primeiro cliente que entrasse no restaurante. É ele que atrai os outros. “ Ninguém entra num restaurante vazio. 


João Paulo Marques
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segunda-feira, 27 de maio de 2013

Quotes #12 - Marketing and sales

Man’s mind, once stretched by a new idea, never regains its original dimensions.

Seguem algumas sugestões para que saia da rotina. Se possível, leve alguém consigo. Companhia, em regra, faz (muito) bem.

·         Sente-se direito, levante a cabeça e respire fundo;
·         Leia um livro;
·         Não planeie as férias, vá à descoberta;
·         Faça voluntariado;
·         Jogue às escondidas de novo;
·         Compre Lego e brinque;
       Brinque a fale com os mais novos; com os mais velhos;
·         Investigue a sua árvore genealógica;
·         Descontraia-se;
·         Escreva um poema;
·         Vá brincar com um papagaio de papel;
·         Deixe de ler tanto;
·         Comece a ler outras coisas;
·         Passe uma noite sem ver televisão;
·         Olhe concentrado durante 15 minutos para um assunto que habitualmente não lhe interessa;
·         Sinta-se novamente aluno.

Há mais algumas técnicas:
-tomar banho às escuras.
- o que faz normalmente com uma mão, passar a fazer com a outra (escovar os dentes,  abrir a porta...; mas não dirija na faixa contrária);
- seja persistente; não seja obstinado;
- aceite que falhou;
- associe-se.






João Paulo Marques
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